CIDADES

min de leitura - #

Merenda escolar recebeu 5 mil toneladas de orgânicos no PR

Da Redação

| Edição de 05 de dezembro de 2025 | Atualizado em 05 de dezembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em 2025, 5 mil toneladas de alimentos orgânicos foram distribuídas às escolas estaduais do Paraná. O número corresponde a 11% de todos os produtos adquiridos pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), vinculado à Secretaria de Educação do Paraná (Seed-PR). O investimento foi de R$ 54 milhões.

“A oferta de alimentos orgânicos na rede estadual é um compromisso do nosso Governo. Uma alimentação saudável, sem agrotóxicos e químicos, é indispensável para o desenvolvimento, o aprendizado e a saúde dos estudantes”, defende o secretário da Educação, Roni Miranda.

Para ser considerado orgânico, o alimento precisa ser produzido sem agrotóxicos, adubos químicos ou substâncias sintéticas que prejudiquem o meio ambiente. A produção também deve garantir o uso responsável do solo, da água e demais recursos naturais. Para 2026, a previsão é que 100% das escolas do Paraná recebam diversos itens orgânicos, como arroz, feijão, fubá, farinha de mandioca, frutas, verduras, hortaliças, pães, ovos, entre outros.

Parte significativa desses alimentos vem da agricultura familiar, que abastece hoje instituições de ensino de todos os municípios do Estado. Neste ano, o Fundepar adquiriu 17 mil toneladas de ovos, frutas, verduras, legumes, hortaliças e pães produzidos por cerca de 20 mil famílias de pequenos agricultores. Desse total, 1.400 famílias têm foco na produção orgânica.

“Ano após ano, ampliamos a oferta de orgânicos para assegurar que cada estudante paranaense tenha acesso a uma alimentação mais saudável e sustentável”, destaca a diretora-presidente do Fundepar, Eliane Teruel Carmona.