A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou um balanço parcial ontem sobre o Dia D de Mobilização para a Campanha de Vacinação Contra a Gripe, que aconteceu neste sábado (13) nos municípios. Foram aplicadas 214.774 doses, sendo 165.873 doses contra Influenza e as demais de outras campanhas de rotina. O número superou a meta da Sesa, que era aplicar cerca de 200 mil vacinas em todo o Estado.
Para o Dia D, o Estado mobilizou, juntamente às secretarias municipais de saúde, cerca de 10 mil profissionais, distribuídos em aproximadamente 1,3 mil salas de vacinação, facilitando o acesso do cidadão à atualização da carteirinha.
“Estamos satisfeitos com esse resultado, é motivo de muita alegria que tenhamos ultrapassado a meta estipulada para essa campanha. Especialmente agora, com a queda das temperaturas, a população fica mais protegida contra agravos”, disse o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.
A mobilização estadual teve como foco a imunização contra a gripe, contemplando em grande parte idosos, além dos demais grupos prioritários. A população-alvo para a campanha da gripe é de 4.574.841 pessoas.
De acordo com a plataforma do Ministério da Saúde, o Paraná já aplicou 628.214 doses contra a gripe, que representa 15,88% do total.
Em relação à vacina contra a Covid-19, foram registradas 19.047 aplicações na população em geral, com a vacina monovalente. Já para os imunizantes que fazem parte do calendário vacinal (vacinas de rotina), houve o registro de 29.854 doses.
Ainda de acordo com o levantamento da Sesa, foram avaliadas 129.641 carteirinhas de vacinação, em sua maioria de crianças. “Isso foi importante para a continuidade da vacinação. O nosso apelo é constante”, disse Beto Preto.
APUCARANA
Ofertando 25 postos de atendimento, Apucarana aplicou 2.151 vacinas na mobilização do último sábado. Com uma população-alvo de 51.860 pessoas, foram imunizadas 10.099, atingindo a uma cobertura vacinal de 23,26% dos principais grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde: idosos, crianças, gestantes e puérperas.
“O balanço do Dia D de vacinação é positivo, mas é preciso aumentar a cobertura vacinal. As doses continuam à disposição da população de segunda-feira a sexta-feira, de 8h30 as 16h30 em 25 unidades básicas de saúde. Garantam essa importante proteção para evitar que os sintomas gripais se agravem para um quadro grave”, apela o secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega.