A gestão turística desenvolvida em Apucarana, Lunardelli e Marilândia do Sul está entre as mais organizadas do Paraná. É o que aponta a Pesquisa de Gestão Turística Municipal do Paraná 2025, divulgada nesta terça-feira (21) pela Secretaria de Estado do Turismo (Setu). O estudo, que avaliou 311 municípios, destaca a região do Vale do Ivaí por seu sólido comprometimento institucional e pelas perspectivas otimistas para o desenvolvimento do setor.
Conforme a pesquisa, os três municípios apresentam diversidade turística além de uma boa gestão. Apucarana, por exemplo, é um polo de turismo religioso com o único santuário do mundo dedicado a São José, com a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora de Lourdes, Parque Santo Expedito e o Parque da Redenção, localizado no roteiro de turismo rural e religioso Estrada Bela. O município também oferece belezas naturais como o Lago Jaboti, Parque da Raposa, e atrações culturais como o Museu do Café.
Reconhecida como a Capital Paranaense da Fé, Lunardelli atrai milhares de fiéis com o Santuário e a Gruta de Santa Rita, além de ser um destino de ecoturismo com trilhas e cachoeiras nas Reservas Mata Suíça I e II e turismo rural no Recanto Serra Azul.
Já Marilândia do Sul se destaca como um ponto histórico com o Castelo Eldorado, uma imponente construção em estilo medieval inspirada no Castelo de Wartburg na Alemanha, que complementa o roteiro regional.
O estudo revela que os municípios estão entre os 82,3% do Paraná que possuem Conselhos Municipais de Turismo e 70,7% contam com Órgãos Municipais de Turismo, demonstrando uma base institucional ativa para a tomada de decisões. Além do Vale do Ivaí, o estudo aponta regiões como Rotas do Pinhão (Curitiba e parte da RMC), Sul do Paraná (Irati, Porto Vitória, Pinhão), Litoral do Paraná apresentam os melhores índices de organização, exemplificando a eficiência na articulação local.
O planejamento estratégico também se mostra avançado. A pesquisa aponta que 62,4% dos municípios já dispõem de lei específica de turismo e 52,7% integram o turismo em seus Planos Diretores, alinhando o setor às políticas urbanas e de desenvolvimento. Adicionalmente, 50,8% dos municípios possuem Planos de Ações para o Turismo, direcionando os esforços de forma organizada.
As expectativas para 2026 refletem essa dinâmica positiva: 35,4% dos municípios preveem um cenário “excelente” e 49,2% esperam um cenário “bom” para o turismo, somando 84,6% de otimismo. O Vale do Ivaí, Norte do Paraná, Encantos dos Ipês e Entre Matas, Morros e Rios se destacam por sua alta capacidade percebida de atender à demanda turística.