CIDADES

min de leitura - #

Municípios intensificam alerta após previsão de novos temporais

Cindy Santos

| Edição de 06 de novembro de 2025 | Atualizado em 06 de novembro de 2025
O Simepar e a Defesa Civil monitoram constantemente a atmosfera
O Simepar e a Defesa Civil monitoram constantemente a atmosfera

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Defesa Civil do Paraná divulgou ontem um alerta de tempestade severa que pode ocorrer entre hoje e amanhã em várias regiões do estado. Conforme o Boletim de Gestão de Riscos, elaborado pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), além de um grande volume de chuva, há possibilidade de fortes rajadas de vento acima dos 80 km/h e granizo. 

Bom Sucesso está entre os municípios da região localizados na faixa onde há um grande potencial de risco de tempestade severa. A prefeita, Rosana Ferreira Lopes, informa que o município nem se recuperou dos estragos causados pela chuva de granizo registrada no último sábado e agora pode ser atingido novamente por um novo temporal. 

“Tivemos aproximadamente 130 casas danificadas pelo último temporal na zona urbana, sem contar a área rural. Apesar dos estragos, não há ninguém desabrigado. A Defesa Civil está dando todo o suporte necessário com a distribuição de telhas. A Copel agiu rápido e restabeleceu a energia elétrica, e a Sanepar está trabalhando para normalizar o fornecimento de água”, disse a prefeita, que pediu conscientização da população para economizar água. 

A prefeita destaca que o ginásio de esportes e o salão paroquial estão à disposição da população caso seja necessário. “A população já foi informada e alertada sobre a possibilidade de um novo temporal. Mas espero que essa previsão não se concretize”, disse. 

Bem ao lado de Bom Sucesso está Jandaia do Sul, que, como o vizinho, tenta restaurar os prejuízos causados pelo temporal com granizo que afetou mais de 5 mil pessoas e danificou 1,2 moradias. O município decretou situação de emergência. 

O chefe de socorro da Brigada Comunitário, sargento Josimar Ferreira, a informou que os estoques de loja e materiais como motosserras estão em condições de uso, caso haja necessidade. “Estamos na reta final dos reparos das casas danificadas. Foram doados 150 colchões, cestas básicas e telhas para ajudar a população”, informou. No geral, a região teve 6.448 pessoas afetadas, 112 desalojados e 1,4 mil casas danificadas no último temporal.

Arapuã é outro município localizado dentro da faixa indicada pelo Simepar, onde há maior risco de tempestade severa. Conforme o Simepar, as temperaturas podem chegar aos 34°C em algumas cidades do Norte e do Oeste do Paraná hoje. É justamente por conta do calor que a previsão aponta um agravamento na severidade das tempestades causadas pelos sistemas meteorológicos atuantes no Estado: um intenso sistema de baixa pressão atmosférica formado entre o Paraguai e o Sul do País impulsionará ao longo da tarde e noite o deslocamento de uma frente fria, associada ao deslocamento de um ciclone extratropical do continente para o oceano. 

O calor potencializa o risco para fortes tempestades. Por isso, ao longo da tarde, tempestades severas começarão a ocorrer, primeiramente em áreas do Sudoeste e Oeste, se espalhando para as demais áreas do Estado entre o final da tarde e a noite. A chuva deve persistir pela madrugada do sábado (8) na faixa norte, nas cidades que fazem divisa com São Paulo.