Os 25 guardas civis municipais (GCM’s) recém formados começam a atuar nas ruas de Apucarana nos próximos dias. “Um reforço significativo para a segurança pública de Apucarana, uma vez que os novos se juntam aos 28 guardas veteranos da corporação, ampliando a capacidade de resposta as demandas, possibilitando a realização de um trabalho mais abrangente em toda a cidade”, observa o prefeito Junior da Femac.
Os 20 homens e cinco mulheres que agora ingressam de forma efetiva no serviço público municipal receberam a certificação no último dia 30 de outubro, em formatura no Centro Cultural Fênix, após concluírem curso de formação. “O treinamento, que também envolveu módulos de atualização dos guardas civis veteranos, capacitou os nossos agentes ao porte de armamento letal. Assim, todos os GCMs que concluíram o curso estão aptos a portar armas longas, como calibre 12, além de pistolas nos calibres.380 ou 9 mm”, informa Reinaldo Donizete de Andrade, comandante da GCM Apucarana.
Contudo, neste primeiro momento, tanto os guardas veteranos quanto os novos ainda não vão atuar armados.
A corporação aguarda a liberação do porte, a ser emitida pela Polícia Federal. As pistolas que serão utilizadas pelos guardas não foram compradas pela prefeitura, mas doadas – em plena capacidade técnica de uso – por outra Guarda Municipal, que substituiu seu armamento por armas mais novas.