CIDADES

min de leitura - #

Olimpíada de astronomia premia mil alunos da rede municipal

Aline Andrade

| Edição de 11 de agosto de 2023 | Atualizado em 11 de agosto de 2023

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Mais uma vez a educação básica de Apucarana foi destaque na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), na sua 26ª edição, realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira, em parceria com a Agência Espacial Brasileira. Neste ano os alunos das escolas municipais de Apucarana conquistaram um total de 1.008 medalhas, sendo 598 de ouro (nota 10), 358 de prata (nota 9,4) e 52 de bronze (nota 9,2).

Neste momento, os resultados estão sendo oficializados apenas aos municípios, mas já é possível apurar que as crianças apucaranenses do 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental conquistaram 6% de todas as medalhas outorgadas em todo o Brasil, para um total de 17.232 alunos do ensino básico.

O prefeito Junior da Femac comemora com entusiasmo mais uma conquista. “Apucarana vem participando da OBA com muita força e determinação nos últimos anos. E isso por que nos interessamos pelo ensino da matemática e da física, trabalhando para despertar esse interesse também nas nossas crianças”, comenta Junior da Femac, acrescentando que Apucarana sedia um polo de cursos de engenharia em instituições públicas e privadas.

Ele ressalta ainda que o Portal QEDU, da Fundação Lemann, um dos mais renomados do país na abordagem e avaliação da educação, apontou em estudo publicado neste ano, que Apucarana, no Paraná, mantém o melhor rendimento no aprendizado de matemática em todo o sul do Brasil, com o percentual de 89%.

A secretária de educação, Marli Fernandes, afirma que a prova da OBA exige bastante dos estudantes em termos de pontuação. Segundo ela, as crianças inscritas no nível 1, referente ao 3º ano precisaram alcançar pelo menos a nota 8,4 para assegurar a medalha de bronze. Já no nível 2, era preciso atingir pelo menos 9,0 para garantir a mesma medalha.

Alunos também participaram da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), conquistando 98 medalhas, sendo 26 de ouro, 34 de prata e 38 medalhas de bronze.