Três homens, de 19,27 e 33 anos, suspeitos de envolvimento em um homicídio que aconteceu no dia 25 de janeiro de 2025 na cidade de Califórnia, foram presos pela Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (27) durante a Operação Veredicto. A ação contou com a participação das delegacias de Apucarana, Marilândia do Sul, Jandaia do Sul e Faxinal.
O objetivo da operação é combater o tráfico de drogas em Califórnia e capturar envolvidos no homicídio de João Mateus Alves de França, de 20 anos, ocorrido no dia 25 de janeiro de 2025. O crime aconteceu na Rua Antônio Fernandes da Silva, no Núcleo Habitacional Guiomar Rosário de Mattos. A vítima foi encontrada caída na via e o óbito foi confirmado por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Segundo a investigação, conduzida pela Delegacia de Marilândia do Sul, o crime está diretamente ligado ao tráfico de drogas. Além da execução do homicídio, as investigações apontam que uma das pessoas presas teria atraído a vítima ao local onde foi morta.
Conforme o delegado-chefe da 17ª Subdivisão Policial (SDP) de Apucarana, Marcus Felipe da Rocha Rodrigues, a operação foi realizada para prender o mandante e demais envolvidos no assassinato, além de combater crimes correlatos ao tráfico de drogas.
“Horas depois do crime, um dos autores entrou em confronto com a Polícia Militar e morreu. No entanto, a equipe da Delegacia de Marilândia do Sul prosseguiu com as investigações e identificou outros envolvidos. Com isso, foram solicitados os mandados de prisão e busca e apreensão, que foram cumpridos hoje”, explicou o delegado.
Ao todo, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão e três de prisão, todos em Califórnia. Durante a operação, diversos objetos que podem auxiliar na investigação foram apreendidos.
Apesar das buscas, nenhuma arma de fogo ou droga foi localizada nos alvos da operação. As investigações continuam para identificar a arma utilizada no homicídio e possíveis novos envolvidos no crime.