CIDADES

min de leitura - #

Paraná deve vacinar mais de 150 mil pessoas contra dengue

Cindy Santos

| Edição de 29 de dezembro de 2023 | Atualizado em 29 de dezembro de 2023
Imagem descritiva da notícia Paraná deve vacinar mais de
150 mil pessoas contra dengue

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Entre 150 mil a 200 mil paranaenses poderão estar aptos a receber a vacina contra a dengue em 2024. A informação foi divulgada pelo secretário de estado da Saúde, Beto Preto, após o Ministério da Saúde anunciar a incorporação do imunizante ao Sistema Único de Saúde (SUS). As vacinas devem chegar ao Paraná a partir de fevereiro e, segundo Beto Preto, a secretaria aguarda nota técnica para organizar como a imunização será feita.

“A notícia da incorporação da vacina contra dengue, vacina japonesa Qdenga, pelo Ministério da Saúde através do Programa Nacional de Imunização é uma boa notícia. E recebemos no Paraná com uma expectativa boa. Sabemos que a limitação da fabricação das doses ainda é real. O número de 5 milhões de doses que o Ministério da Saúde já divulgou equivale a 3 milhões de pacientes no Brasil todo”, disse o secretário.

Entretanto, o secretário destaca que a liberação da vacina pelo SUS não ameniza a necessidade de erradicação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Beto Preto salienta a necessidade da manutenção do combate por parte da população, sobretudo nesta época do ano em que a incidência do mosquito tende a crescer em virtude do calor.

“Isso não pode fazer afrouxar o combate ao mosquito. Por isso, conclamo mais uma vez ao paranaense cuidar do seu terreno, quintal, da sua vizinhança, conversar em todos os ambientes para que possamos combater de maneira solidária a dengue através da erradicação ou diminuição da presença do mosquito”, assinala o secretário.

Desde o início do atual período sazonal da doença, em 30 de julho de 2023, o Estado registrou uma morte, 5.955 casos confirmados, 6.819 em investigação e 37.367 notificações.

O Ministério da Saúde anunciou a incorporação da vacina contra dengue ao Sistema Único de Saúde no segundo semestre. Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal.