CIDADES

min de leitura - #

Peças feitas em Apucarana são usadas pelo Papa Leão XIX

Gabrielly Campos

| Edição de 02 de dezembro de 2025 | Atualizado em 02 de dezembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Via Ápia, empresa de paramentos litúrgicos de Apucarana foi a responsável pela confecção da mitra — ornamento eclesiástico em forma de chapéu pontiagudo — utilizada pelo Papa Leão XIV em 12 de outubro, no Vaticano. O pontífice vestiu a peça durante a visita da imagem de Nossa Senhora de Fátima ao Vaticano, em celebração ao Ano Jubilar. 

Juliane Passoni, uma das responsáveis pela marca, contou que o fato de o Papa usar uma peça brasileira justamente no dia de Nossa Senhora Aparecida foi uma “coincidência”, já que, no Vaticano, a comemoração oficial era pela visita da imagem de Nossa Senhora de Fátima.

Além da mitra utilizada em 12 de outubro, o Papa também usou uma segunda peça confeccionada pela Via Ápia durante sua visita à Turquia, na última semana. “Nós enviamos duas mitras bem parecidas, e ele utilizou as duas em ocasiões diferentes”, explicou Juliane.

Rose Passoni, fundadora da marca, celebrou o fato de que as mitras chegaram ao Santo Padre graças ao sacerdote Antônio Dilben, fundador da Comunidade Mar a Dentro, da qual ela e a filha fazem parte como leigas consagradas. Foi nesse ambiente, segundo elas, que nasceu e se desenvolveu a missão da família com os paramentos litúrgicos.

Juliane descreveu a emoção de ver suas peças utilizadas pela maior autoridade da Igreja Católica. “A gente não sabe explicar a dimensão. É um sonho realizado, uma confirmação de Deus de que estamos cumprindo o chamado para embelezar a Igreja”.

A Via Ápia completa 25 anos em 2025. Esta é a segunda vez que a marca veste um Papa: em 2013, durante a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, o Papa Francisco também utilizou peças confeccionadas pela empresa apucaranense.

A marca já vestiu diversas autoridades da Igreja. Em abril deste ano, o Patriarca Latino, cardeal Pierbattista Pizzaballa, utilizou uma casula — peça utilizada por cima da túnica branca — da Via Ápia na missa de exéquias pela alma do Papa Francisco, celebrada na Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.

Com experiência na indústria da confecção e forte tradição religiosa, a família Passoni tornou-se referência em um mercado exclusivo e minucioso. Da fábrica da Via Ápia saem paramentos litúrgicos entregues para todo o Brasil e também para outros países, como a Suíça.