O Governo do Paraná multiplicará ações para conscientização sobre a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e adesão às medidas de prevenção disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) durante o Carnaval. A previsão é a distribuição de mais de 1,5 milhão de preservativos e de 270 mil testes rápidos e autotestes para diagnóstico das ISTs (HIV, Sífilis, Hepatite B e C).
A campanha de Carnaval tem o objetivo de alcançar três eixos de abordagem: estrutural, comportamental e biomédica. No primeiro eixo, a campanha está direcionada a orientar e informar a população sobre o acesso gratuito e descentralizado ao diagnóstico e tratamento, bem como a informação referente ao HIV e ISTs.
No eixo comportamental, as ações estão destinadas a orientar e fortalecer a importância da adesão às medidas de autocuidado e prevenção ao HIV e ISTs. E, no eixo biomédico, a abordagem é dividida em três grupos – ações dirigidas ao incentivo ao uso de preservativo, ao diagnóstico oportuno por testes rápidos e ao tratamento com antirretrovirais.