CIDADES

min de leitura - #

Prefeito anuncia construção de novos CMEIs em Apucarana

Da Redação

| Edição de 07 de novembro de 2025 | Atualizado em 07 de novembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

 O prefeito de Apucarana, Rodolfo Mota, anunciou na manhã desta sexta-feira (7), a retomada e a construção de novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) que permitirão a abertura de cerca de 500 novas vagas até o final de seu mandato. O anúncio foi feito durante cerimônia de posse de novos servidores da educação e entrega de diplomas de estágio probatório.

Segundo o prefeito, são seis obras no total, sendo três novas e outras três que estavam paradas e foram retomadas.

“Já retomamos as obras dos CMEIs dos bairros Afonso Alves de Camargo e Residencial Sanches dos Santos e, até o final do ano, devemos contratar uma nova empresa para concluir o CMEI do Jardim Catuaí. Também estamos licitando dois novos CMEIs, nos bairros Solo Sagrado e Jardim Interlagos, e planejamos mais uma unidade. No total, serão seis obras — três retomadas e três novas —, o que permitirá abrir cerca de 500 novas vagas na Educação Infantil até o final do mandato”, destacou o prefeito.

Mota também ressaltou o trabalho da gestão na ampliação do quadro de servidores efetivos. Durante a solenidade foram empossados 40 novos servidores da educação, sendo 30 professores e 10 assistentes de atendimento, além da entrega de certificados a 156 educadores que concluíram o estágio probatório, consolidando a efetivação na carreira pública.

“Somente este ano, 90 novos profissionais aprovados em concurso público foram contratados. No início da gestão, encontramos um déficit muito grande de professores, monitores do transporte e secretários escolares. À medida que o financeiro do município foi permitindo, fomos chamando novos servidores. Nesta etapa, são 30 professores e 10 assistentes de atendimento que chegam para somar. Recentemente, também nomeamos a primeira assistente social da história da educação municipal de Apucarana, que já atua junto ao GAP (Gerência de Apoio Pedagógico) no acompanhamento das famílias em situação de vulnerabilidade”, afirmou.

O prefeito também enfatizou a entrega dos certificados aos 156 professores efetivados. “A conclusão do estágio probatório é um marco na trajetória profissional. Após o concurso e a contratação, o servidor passa três anos sendo avaliado. Se aprovado, é efetivado e conquista estabilidade na carreira. Pela primeira vez, reunimos todos os aprovados para celebrar esse momento, em um gesto de reconhecimento e valorização dos nossos educadores”, completou Mota.

A secretária municipal de Educação, professora Ana Paula do Carmo Donato, participou de um encontro da Undime-Paraná em Foz do Iguaçu e, por esse motivo, não pôde estar presente à cerimônia. Mesmo à distância, enviou mensagem destacando a importância do momento para a rede municipal. “Os que acabam de tomar posse iniciam um novo ciclo de aprendizado e compromisso. Já os que concluíram o estágio probatório celebram o reconhecimento por três anos de dedicação. A todos, desejo muito sucesso e reforço que podem sempre contar com o meu apoio e o da equipe da Autarquia. Vamos juntos cuidar das nossas crianças e construir o futuro de Apucarana”, afirmou.