A Prefeitura de Apucarana instalou ontem um semáforo na Avenida Curitiba no cruzamento com a Rua Antônio José de Oliveira, no bairro Barra Funda. Com o aumento do fluxo de veículos, fomentado por investimentos municipais e instalação da Autarquia Municipal de Saúde, o encontro entre as duas vias também passou a ser palco frequente de colisões, sendo considerado um ponto crítico no trânsito de Apucarana.
“Semáforos salvam vidas e temos a certeza de que este novo equipamento irá contribuir para a segurança no local”, afirma o prefeito Júnior da Femac. Segundo ele, o semáforo ficará no modo “piscante” por cerca de 15 dias. “Iremos ligar o modo intermitente já nesta quarta-feira para que os condutores possam tomar ciência da existência da nova sinalização e, dentro de 15 dias, o acionamento acontecerá de forma definitiva”, explica o prefeito, pontuando que o semáforo terá quatro tempos.
Além de uma reivindicação dos comerciantes locais, o novo equipamento de trânsito integra planejamento da Superintendência Municipal de Trânsito, Transporte e Inovação (STTI), que realizou um mapeamento dos pontos críticos existentes hoje no município.
“Além das indústrias e comércios, e uma igreja evangélica existente nesta região, tivemos também recentemente a instalação da Autarquia de Saúde. Outro investimento que fomentou aumento do fluxo de veículos neste trecho foi a construção da rotatória na Avenida Irati (rotatória da Paróquia Cristo Profeta), com isso a Rua Antônio José de Oliveira tornou-se ainda mais uma importante ligação entre a Barra Funda e a região do Parque Municipal Jaboti”, justificou o prefeito Júnior da Femac, frisando que o mapeamento técnico realizado pela Prefeitura de Apucarana aponta a necessidade de instalação de semáforos em outros cruzamentos da própria Avenida Curitiba, bem como nas avenidas Souza Naves e Irati. “Investimentos que serão anunciados e efetivados de forma gradativa”, assegurou o prefeito.