APrefeitura de Ivaiporã e o Sebrae lançaram o Compra Ivaiporã, com o objetivo de impulsionar e fortalecer a economia do município. A iniciativa, apresentada nesta semana no salão nobre da Prefeitura, desenvolveu uma cartilha específica direcionada aos fornecedores, abordando diversos tópicos cruciais para participar de licitações da administração municipal.
A cartilha do Compra Ivaiporã oferece informações detalhadas sobre o processo de licitação, destacando as vantagens de fornecer produtos ou serviços para a administração pública municipal. Também esclarece como acessar os processos licitatórios por meio de sites institucionais, descreve o funcionamento das compras públicas e apresenta o Sistema de Cadastro de Fornecedores. Além disso, a cartilha explana sobre os benefícios concedidos às micro e pequenas empresas e detalha a Lei de Licitações para licitantes.
“A participação contribui para a circulação do dinheiro no município – fortalecendo a economia”, afirma o secretário de Indústria, Comércio, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Ivaiporã, Alex Fonseca.
A consultora do Sebrae, Joelma Kato, ressaltou que alguns processos licitatórios são direcionados especificamente aos microempreendedores com o objetivo de incentivar a participação deles. “O Sebrae oferece capacitação e consultoria para fornecedores e empresários interessados nas mais variadas áreas”, avisou Joelma Kato.
A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Ivaiporã (Acisi), representada pelo presidente Afonso Frederico, também apoia e incentiva os empresários a participarem das licitações da Prefeitura. “É importante manter a documentação atualizada. E caso os microempreendedores precisem de orientação, a Acisi está à disposição para prestar auxílio nos processos”, antecipou Afonso Frederico.
Com a proximidade da 19ª Expovale – Exposição Agropecuária e Industrial de Ivaiporã, o prefeito Carlos Gil mencionou a importância da participação da classe empresarial nas licitações. “Vender para a Prefeitura é muito fácil. Inclusive Ivaiporã oferece benefícios, como um acréscimo de até 10% para produtores rurais e empresas estabelecidas na região, como forma de estimular a economia e gerar mais empregos”, informou Carlos Gil, destacando que o programa busca fortalecer a economia municipal ao incentivar a participação ativa dos empresários nos processos licitatórios, promovendo o desenvolvimento sustentável da região.
O Compra Ivaiporã é parte integrante do Programa de Desenvolvimento Econômico, que acompanha o Comitê Gestor da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, assinado entre a Prefeitura e o Sebrae em abril de 2021.