O prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, entregou ao engenheiro da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Waldemar Sarnes Netto, o projeto aprovado do Condomínio do Idoso, que contará com 40 moradias geminadas e será construído próximo ao Hospital Regional em uma área de 10 mil metros quadrados doada pela Prefeitura. O custo da obra foi estimado em R$ 6,7 milhões.
“O projeto foi minuciosamente analisado pelo governador Ratinho Júnior e o processo licitatório é a próxima etapa. As 40 moradias serão construídas pela Cohapar e, após a conclusão das obras, o Condomínio do Idoso ficará sob a responsabilidade da Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social e de Saúde”, explicou Carlos Gil, que estava acompanhado do secretário municipal de Obras, Bruno Montoro.
O Condomínio do Idoso faz parte do programa Viver Mais Paraná, do Governo do Estado, e tem particularidades para atender ao perfil dos moradores como portas maiores do que os projetos habituais da Cohapar, banheiros com barras de segurança e acessos externos construídos com rampas. Além das moradias, o programa prevê centro de convivência, biblioteca, sala de informática, academia da Melhor Idade, piscina aquecida para hidroginástica, horta comunitária e salão de festas.
O contrato prevê que as moradias sejam utilizadas por tempo indeterminado, mediante o pagamento de uma taxa mensal equivalente a 15% do salário mínimo, e a arrecadação será destinada à manutenção do empreendimento.
O suporte aos moradores será fornecido por meio de um convênio firmado entre o Governo e a Prefeitura. Além da doação do terreno, a Prefeitura deverá oferecer atendimento periódico aos moradores, com a visita de profissionais das áreas da Saúde e da assistência social.
O prefeito Carlos Gil lembrou que os moradores terão diversas infraestruturas próximas ao Condomínio do Idoso, tais como o Hospital Regional, UBS São Francisco e hipermercado.