Após 15 dias de carência para os motoristas assimilarem o novo sistema, as tarifas do Estacionamento Rotativo voltaram a ser aplicadas ontem em Apucarana. No primeiro dia de fiscalização, muitos motoristas procuraram os agentes de trânsito para baixar o aplicativo, visando aderir ao novo sistema.
De acordo com Felipe Augusto, diretor operacional de trânsito do Município, os agentes estão trabalhando paralelamente tanto a fiscalização quanto a orientação. “Muitos acabaram não se atentando ao prazo de 15 dias que foi concedido e estão ainda com dúvidas. Então, os agentes estão fazendo a orientação, conforme a demanda que vai surgindo durante o trabalho”, pontua.
Ele afirma que, com o início da fiscalização, já era esperado o aumento pela busca de informações. “Agora que os motoristas estão vendo novamente a fiscalização, eles procuram os agentes buscando orientações”, completa.
Felipe Augusto lembra que, no período de carência, foram montadas barracas na área central para orientar os motoristas quanto ao novo sistema. “As pessoas estavam na expectativa e elogiavam bastante a iniciativa, pois encontravam dificuldades para fazer a compra do cartão, o que será facilitado com o aplicativo”, observa.
O major Vilson Laurentino da Silva, secretário municipal de Segurança e Trânsito, lembra que o serviço é totalmente digital gerenciado por meio do aplicativo Estacione Legal, por onde o usuário pode comprar créditos, acompanhar o tempo de estacionamento, receber alertas quando o prazo estiver acabando e renovar seu ticket digitalmente. A tolerância é de 10 minutos e o tempo máximo de permanência é de 2 horas por vaga.