CIDADES

min de leitura - #

Santuário divulga programação da Festa de Santa Rita de Cássia

Da Redação

| Edição de 03 de abril de 2025 | Atualizado em 03 de abril de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Santuário de Santa Rita de Cássia, em Lunardelli, divulgou ontem a programação oficial da tradicional festa em louvor à padroeira do município, Santa Rita de Cássia. São quase dois meses de eventos religiosos e culturais, que terão início em 27 de abril e se estendem até 15 de junho.

O reitor do santuário, padre Gabriel Begalli, destacou as melhorias feitas para receber os fiéis. “Reformamos o santuário, instalamos a climatização, colocamos um novo piso e fizemos a pintura interna. Estamos preparados para acolher os romeiros”, afirmou.

A expectativa é receber 30 mil fiéis ao longo do mês maio, o mais movimentado do santuário. Até agora, mais de 30 caravanas já confirmaram presença entre 18 e 25 de maio. O pároco espera que o número cresça com a divulgação da programação.

O prefeito de Lunardelli, Wanderlei Sardi, reforçou o impacto do santuário na economia e no turismo religioso. “Nosso município recebe um grande número de visitantes, principalmente nos finais de semana. Para a festa de Santa Rita, a expectativa é alta e estamos preparados para apoiar o santuário”, afirmou Sardi.

Ele lembra que a festa atrai fiéis diversas cidades do Paraná e de outros estados. Segundo o prefeito, Lunardelli sempre busca ampliar sua estrutura para receber melhor os visitantes. “Todo ano enfrentamos desafios, mas estamos conseguindo melhorar a cada ano a capacidade de atendimento durante o evento”, explicou.

O padre José Natalício, que já foi reitor do santuário, destacou a alegria em ver a festa sendo conduzida pelo atual reitor. “O padre Gabriel tem dinamismo, experiência e está preparado para essa missão. O bispo nos deu esse presente”, afirmou. Ele ressaltou que continua na paróquia, auxiliando no atendimento aos fiéis. “Fico com a parte das confissões, das bênçãos e do contato direto com o povo”, explicou.

Segundo o padre, a transição foi planejada para garantir uma administração eficiente. “Para mim que já estou com 70 anos, administrar o santuário e a paróquia era uma tarefa pesada. Por isso, fiz o pedido ao bispo para trazer um padre que pudesse assumir essa parte burocrática”, disse.

O ponto alto das festividades ocorre em 22 de maio.