CIDADES

min de leitura - #

Secretário de Segurança lança operação regional em Apucarana

Da Redação

| Edição de 21 de maio de 2025 | Atualizado em 21 de maio de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira e o comandante do 2º CRPM, tenente-coronel Jeferson Agenor Busnello, participaram ontem do lançamento da operação Diakopi II em Apucarana. Dezenas de viaturas e até um helicóptero da Polícia Militar (PM) estão na cidade. O objetivo é reforçar o combate à criminalidade, com apoio da equipe de Operações Especiais da PM, nas regiões do Norte, Norte Pioneiro e Campos Gerais do Estado.

O evento foi realizado na Praça Rui Barbosa e chamou atenção para o grande número de viaturas da Polícia Militar e Polícia Civil (PC-PR), além de um helicóptero da corporação.

O secretário Hudson Teixeira explica que a operação é coordenada pela Polícia Militar do Paraná, através do Comando de Missões Especiais, e conta com apoio da Polícia Civil, Polícia Penal e também da Guarda Civil Municipal (GCM).

“Houve todo um planejamento realizado pela Polícia Militar. Foram levantados pontos críticos e locais de provável tráfico de drogas. Por isso, o número de policiais é reforçado justamente para atuar nesses dias”, disse.

Além de Apucarana, a operação também será realizada em outras cidades do Paraná. “Tanto a Polícia Militar quanto a Polícia Civil estão lançando operações em várias regiões, que estão dando resultado muito significativo na segurança. Nós tivemos redução já no primeiro quadrimestre de todos os índices de criminalidade: homicídios e roubos, entre outros”, disse, destacando quase 9% de redução de feminicídios em todo o Paraná.

O termo “Diakopi”, que significa “interromper”, foi escolhido para batizar a operação justamente por refletir seu principal objetivo, segundo a PM: identificar e interromper ações criminosas, com base em análises estatísticas e de inteligência, desarticulando organizações criminosas e identificando indivíduos envolvidos com atividades ilícitas na região.

O prefeito Rodolfo Mota, que esteve acompanhado do secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Paulo Rogério “Do Carmo” no evento, destacou que é a primeira vez que uma operação desse porte é lançada em Apucarana. “Vivemos de fato um novo momento. Sempre tenho reforçado que Apucarana precisa ser destravada, mudar de ritmo, voltar a pensar como uma cidade que seja representativa. Somos a 15ª cidade do estado do Paraná e o lançamento destaca operação de segurança pública, a nível de Norte Pioneiro, Norte Velho, Vale do Ivaí, Campos Gerais, abrangendo praticamente um terço do Paraná, reforça que já estamos vivendo este novo momento”, destacou o prefeito.

AUTORIDADES

Participaram do lançamento o coronel Paulo Renato Aparecido Siloto, do comando de Operações Especiais da PM, o coronel Jeferson Agenor Busnello, comandante do 2º Comando Regional de Polícia Militar, o delegado-chefe da 17ª Subdivisão Policial (SDP), Marcus Felipe da Rocha Rodrigues e o secretário municipal de Segurança, major Vilson Laurentino da Silva, entre outras autoridades.