CIDADES

min de leitura - #

Secretários discutem revitalização da Rua Ponta Grossa

Da Redação

| Edição de 09 de julho de 2025 | Atualizado em 09 de julho de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O andamento dos estudos técnicos e revisão do projeto original da revitalização da Rua Ponta Grossa foi tema de uma reunião anteontem com representantes da governança, Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana) e cinco secretários da Prefeitura, que é parceira do projeto. A ideia é levar uma série de melhorias para rua visando o fortalecimento do perfil varejista.

O presidente da governança, Fabio Bonetti, destacou que, embora o processo seja demorado, o resultado será transformador. “Temos certeza de que a Rua Ponta Grossa será uma referência. A proposta do shopping a céu aberto vai atrair a população da região. Tudo isso só está sendo possível graças ao esforço coletivo”, afirmou.

O titular do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), Thalles Felipe Kovalczuk Ribeiro, apresentou o projeto atual e os pontos em revisão. “Já iniciamos orçamentos para soluções tecnológicas, como o novo semáforo e vamos iniciar tratativas com a Copel sobre a fiação de telefonia. Também pretendemos incorporar soluções sustentáveis ao projeto”, afirmou.

Segundo o secretário de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, major Vilson Laurentino, um novo sistema semafórico, com início pela Rua Ponta Grossa, deve ser implantado na cidade. “Também vamos retomar intensificar a fiscalização do estacionamento rotativo nos próximos 90 dias e estamos estudando, para 2026, a implantação de um sistema móvel de fiscalização com leitura de placas”, revelou.

Também participaram da reunião os secretários de Obras, Mateus Franciscon; Turismo e Cultura, Rodrigo Recife e o secretário para Assuntos Estratégicos, Emerson Toledo, que também assumiu a secretária de Industria e Comércio, e se comprometeu a atuar junto a esferas governamentais para buscar recursos para o projeto.

A presidente do Sivana, Aida Assunção, avaliou positivamente a reunião.