A movimentação de equipes da Guarda Municipal e Polícia Militar (PM) em torno da Escola Municipal Professora Antonica G. Franciosi chamou atenção na manhã de ontem em Arapongas. O aparato policial era parte de um treinamento das forças de segurança que simulou um ataque com atirador e contou com a participação de professores, auxiliares em geral, direção e demais membros da comunidade escolar.
Conforme o secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), Paulo Argati, o objetivo era treinar não só as equipes da PM e da GM, mas também todo o corpo docente da escola. “O treinamento ajuda a acionarem as forças de segurança de maneira precisa, para que a resposta seja rápida e eficaz nos casos de ocorrências”, disse.
Toda a quadra da escola foi interditada, com viaturas nas esquinas congelando a área, além de policiais e guardas municipais no interior da instituição escolar. “É um treinamento específico. Ao todo, foram cinco simulações. Treinamos muito para que, se por ventura um dia precisar, cada um saiba exatamente o que deve ser feito”, acrescentou Argati. A ação contou também com representantes da Defesa Civil e Samu.
No ano passado, também otimizando a segurança nas escolas, Arapongas lançou o aplicativo de emergência “Escola Segura”, ferramenta desenvolvida justamente para garantir o acionamento rápido da Guarda Municipal (GMA) em situações de risco nas instituições de ensino. No aplicativo existe uma aba de emergência que, ao ser clicada, o chamado é rapidamente direcionado para a tela de acionamento Guarda Municipal. Neste momento, um sinal de alerta é emitido e direcionado ao Centro de Operações da GMA. Após acionado, o botão de emergência, toda as equipes serão alertadas com informações sobre o local de origem da ocorrência. As viaturas mais próximas já se deslocam de maneira prioritária para o local, além do acionamento de outras equipes de reforço (como a ROMU e Polícia Militar).
Aliado ao app de segurança, Arapongas conta com o patrulhamento ostensivo da Patrulha Escolar, com presença de equipes da GM e PM em rondas nas instituições de ensino do município. “Tudo isso garante mais segurança aos estudantes, comunidade escolar e famílias. Ações integradas e presenciais”, incluiu Argati.