CIDADES

min de leitura - #

Trabalhadores da indústria têm acesso a exames preventivos

Cindy Santos

| Edição de 17 de outubro de 2024 | Atualizado em 17 de outubro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Nos próximos dias, a Unidade Móvel do Sesi realiza exames preventivos e gratuitos em homens e mulheres que trabalham nas empresas associadas ao Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (Sivale). Este é o 12º ano consecutivo que o programa atende em Apucarana e só neste ano, mais de 400 exames de papanicolau, mamografia, PSA e de câncer de pele foram realizados.

O atendimento prestado pela unidade auxilia no diagnóstico precoce de doenças, como o caso da costureira Nair da Silva, que descobriu uma infecção no útero e iniciou o tratamento a tempo. “Fiz os exames no ano passado e apontou uma infecção. Me pediram outros exames e biópsia”, conta.

Nair revela que sentiu medo, mas ficou aliviada de iniciar o acompanhamento médico feito a cada seis meses. “Não foi nada grave, mas poderia ser se não tivesse descoberto a tempo”, assinala.

A coordenadora de saúde do Sesi, Aline Pinetti, ressalta que o diagnóstico precoce é essencial para identificar e aumentar as chances de retardar a evolução da doença com o tratamento adequado.

“Quando o câncer é detectado na fase precoce a chance de cura é muito maior. Outro ponto importante desse programa é que os exames são em horários acessíveis aos trabalhadores”, afirma acrescentando que os exames são gratuitos.

O atendimento é feito pela equipe de saúde especializada do Sesi. Este ano a unidade móvel atendeu no mês de fevereiro e agora em outubro reforçando a campanha contra o câncer de mama. Foram no total mais de 400 exames realizados em Apucarana, com horário marcado com antecedência pela indústria, que é responsável por cadastrar seu colaborador.

Mais de 30 indústrias foram contempladas com esse atendimento, totalizando 200 trabalhadores que foram atendidos pelo Programa Cuide se Mais em Apucarana. (CINDY SANTOS)