CIDADES

min de leitura - #

Tribuna edição 10 mil: as obras que o jornal conquistou para Apucarana

Da Redação

| Edição de 25 de abril de 2025 | Atualizado em 25 de abril de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O jornal Tribuna do Norte, de Apucarana, chega nesta sexta-feira (25) à edição número 10.000. Um periódico que não apenas relatou a história da cidade, mas foi interlocutor de uma série de conquistas importantes que beneficiam centenas de pessoas. A Tribuna foi responsável direta por trazer para Apucarana grandes investimentos em obras, educação e infraestrutura urbana.

“Muita gente desconhece as contribuições da Tribuna do Norte para Apucarana, até porque não é do feitio do jornal divulgar os serviços que presta para a comunidade”, destaca o diretor presidente da Tribuna do Norte, Baltazar Eustaquio de Oliveira, o Taquinho. São conquistas que não vieram das campanhas realizadas pelo jornal - importantes para mobilizar a opinião pública -, mas sobretudo do posicionamento da direção da empresa nos bastidores junto a autoridades estaduais para viabilizar as obras.

CENTRO MODA UTFPR

Uma dessas conquistas foi a instalação do Centro Moda, que posteriormente se tornou o campus da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) em Apucarana. A ideia de instalar um centro de educação profissional voltado para a área de confecções, surgiu de uma conversa entre o diretor da Tribuna, Baltazar Eustáquio de Oliveira, o Taquinho, e o então deputado federal Alex Canziani, que posteriormente foi levada adiante pelo empresário Ricardo Amaral, que abraçou a ideia. Visando garantir a viabilidade do projeto, Amaral decidiu disputar a presidência da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia). “Para eleger Ricardo Amaral como presidente da Acia foram realizadas várias reuniões com empresários da cidade na sede social da Tribuna do Norte. Ter apoio da Acia era fundamental para que o projeto do Centro Moda fosse adiante. Foi uma campanha bem sucedida, levando Ricardo Amaral à presidência da Acia”, relembra Taquinho.

DUPLICAÇÃO APUCARANA/ ARAPONGAS

Outro projeto viabilizado pela Tribuna foi a duplicação da BR-369, no trecho Apucarana/Arapongas, palco de inúmeras mortes. Prevista para ser iniciada em 2013, a obra foi antecipada em treze anos pelo então secretário de Estado dos Transportes, Nelson Justus, que mantinha grande relação de amizade com o diretor da Tribuna do Norte, Baltazar Eustáquio de Oliveira.

“Os detalhes foram tratados em várias conversas mantidas na sede do DER em Curitiba, juntamente com diretores da Viapar, então concessionária do trecho. Para tanto, foi redirecionada uma obra no Noroeste do Estado, que abriu possibilidade de duplicar o trecho”, relembra.

NOVO FÓRUM E 2ª VARA CRIMINAL

A Tribuna também participou da construção do atual Fórum de Apucarana, na Vila Formosa, juntamente com alguns empresários da cidade, entre os quais Ricardo Amaral e Umberto Bastos Sacchelli. Já a criação da Segunda Vara Criminal, atendendo a pedido do então diretor do Fórum, juiz Katsujo Nakadomari, foi um trabalho pessoal do diretor presidente da Tribuna, Baltazar Eustáquio de Oliveira. “O pedido da segunda Vara foi levado diretamente por mim em uma conversa com o deputado estadual Hermas Brandão, que à época presidia a Assembleia Legislativa e tinha grande relacionamento no Tribunal de Justiça”, relembra Taquinho, acrescentando que a instalação da segunda Vara foi feita em tempo considerado recorde.

REGIÃO METROPOLITANA

A instalação da Região Metropolitana de Apucarana também foi conquistada a pedido da Tribuna. “Quando surgiu o projeto do governo federal de Minha Casa, Minha vida, as sedes de regiões metropolitanas tinham vantagem para o morador que adquirisse a moradia com um bom desconto.

“Foi quando surgiu a ideia da criação da Região Metropolitana de Apucarana, que levamos diretamente ao deputado Nelson Justus, na época presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, que fez o projeto, aprovou em plenário e conseguiu a sanção do governador Beto Richa. Muitas famílias acabaram beneficiadas”, relembra Taquinho.

ESCOLA ANTÔNIO DOS TRÊS REIS

A construção da Escola Estadual Antônio dos Três Reis de Oliveira, na zona norte de Apucarana, é também um legado da Tribuna. O colégio leva o nome do irmão de Taquinho, o estudante Antônio dos Três Reis de Oliveira, assassinado pela ditadura militar em 1971. A construção da escola foi uma promessa feita pessoalmente pelo então candidato ao governo, Roberto Requião, em 2002, ao diretor presidente da Tribuna do Norte. Finda a eleição, o governador eleito Roberto Requião ligou para o Taquinho e disse que faria a escola como o prometido. Com um investimento de R$ 8 milhões, a escola foi considerada modelo na época.

SICOOB

A vinda do Sicoob para Apucarana também teve participação direta da Tribuna, após um encontro casual com uma das principais lideranças do crédito cooperativo no Paraná, empresário maringaense Jeferson Nogaroli. O encontro aconteceu durante uma visita ao então secretário de Indústria e Comércio do Paraná, no governo Requião, Luiz Mussi, de quem Taquinho é amigo pessoal. Taquinho havia levado o empresário Ricardo Amaral, então presidente da Acia, para audiência com Mussi. Na antessala do gabinete chegou o empresário Jeferson Nogaroli, do Sicoob, que já era conhecido de Taquinho e, ao cumprimentá-lo, comentou da vontade de Requião em ampliar as cooperativas de crédito no Estado. Foi quando o diretor da Tribuna apresentou Ricardo Amaral como presidente da Acia. “Foi ali que Amaral e Nogaroli marcaram reuniões para tratar da vinda do Sicoob em Apucarana”, comenta Taquinho.

Jornal se consolida como voz da região

Fundada em 3 de março de 1991, com a fusão dos jornais Tribuna da Cidade (1971-1991) e Jornal do Norte (1985-1991), a Tribuna se consolidou nesses 34 anos como um dos mais importantes periódicos do Paraná, sendo uma referência e uma vitrine do desenvolvimento de Apucarana e da região.

Ao longo das 10 mil edições, a Tribuna se notabilizou não apenas pelo jornalismo sério, independente e objetivo mas também pelo seu papel de protagonista na defesa dos interesses políticos, econômicos e sociais de Apucarana, Arapongas, do Vale do Ivaí e de toda a região Norte do Paraná, sobretudo em defesa dos pequenos municípios do interior. Com circulação atual em 30 municípios, a Tribuna sempre se adiantou a necessidades da região se colocando como porta-voz do desenvolvimento e das demandas regionais.

A Tribuna é forte defensora da livre iniciativa, do desenvolvimento sustentável a representatividade do Vale do Ivaí e região.

A postura do jornal, afirma Taquinho, é reflexo do comprometimento da Tribuna com o desenvolvimento e das demandas da região. “Acreditamos que temos um papel importante a desenvolver e não nos omitimos em defendê-lo”.