CIDADES

min de leitura - #

Venda de peixes deve aumentar até 50% durante a Quaresma

Da Redação

| Edição de 14 de fevereiro de 2024 | Atualizado em 14 de fevereiro de 2024
Imagem descritiva da notícia Venda de peixes deve aumentar até 50% durante a Quaresma

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O comércio de pescados de Apucarana projeta uma alta de até 50% na venda de produtos devido ao aumento no consumo de peixes durante  a Quaresma. Proprietário de uma peixaria, Luciano Maicher, 42 anos, afirma que os dias com maior consumo de peixe são a quarta e sexta-feira e os tipos com maior saída são o filé de tilápia, merluza e sardinha. 

“São peixes com preparo mais fácil, o que ajuda na correria do dia a dia. Não é um prato muito elaborado, as pessoas procuram um negócio mais prático”, comenta.

A igreja Católica prescreve abstinência na Quarta de Cinzas e em todas as sextas-feiras da Quaresma, como um ato de penitência e solidariedade com o sofrimento de Cristo. São 40 dias de penitência, reflexão e abstinência que antecede a Páscoa e, por isso, muitos fiéis são encorajados a praticar a abstinência de alguns alimentos. 

A empresária Bia Usso, 53 anos, está entre os fiéis que deixam de consumir carne vermelha e substituem por peixe. Ontem, ela foi até uma peixaria e comprou tilápia. “Nós somos católicos, nossa família sempre consome peixe tanto na Quarta-Feira de Cinzas quanto na Sexta-feira Santa”, afirma. Em relação ao preço do peixe, ela considera um valor bom em comparação aos anos anteriores. “O preço não subiu tanto quanto os outros anos, vai dar para seguir a tradição nos quarenta dias”, assinala.

O aposentado Celso Graminho, 66 anos, também respeita a tradição e foi até a peixaria abastecer a geladeira com filé de tilápia. “Sim, é tradição da família optar pelo peixe deixando de lado a carne vermelha e todo mundo em casa aceita tranquilo”, afirma.