ESPORTE

min de leitura - #

Apucarana pode retornar para a Série Ouro de Futsal após 25 anos

Da Redação

| Edição de 21 de novembro de 2023 | Atualizado em 21 de novembro de 2023
Imagem descritiva da notícia Apucarana pode retornar para a Série Ouro de Futsal após 25 anos

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A cidade de Apucarana pode voltar a ter um time disputando a Série Ouro do Campeonato Paranaense depois de 25 anos. O último ano foi em 1999, quando o município era representado na elite da estadual pelo Apucarana Nortox. Nesta quarta-feira (22), o Apucarana Futsal tenta mais uma vez, nas semifinais da Série Prata, o acesso.

Mas a missão não é tão fácil. Para garantir uma vaga na primeira divisão, e avançar à final do torneio, é preciso vencer fora de casa a partida de volta contra o Mariópolis, em jogo realizado no Ginásio Élio Gehlen, às 20h15. No confronto da ida, disputado no ginásio do Lagoão, no último dia 4, as equipes empataram em 2 a 2.

Essa é a terceira oportunidade em que o Apucarana Futsal fica a um jogo de subir de divisão. O time bateu na trave em 2021, quando foi desclassificado pelo CAD/Guarapuava, e em 2022, derrotado na prorrogação para Mangueirinha Esporte Clube (MEC). Caso a equipe apucaranense avance à final, enfrentará o Coronel Futsal, que eliminou o Santa Helena.

O time precisa ganhar o jogo em tempo normal. Se empatar, a partida vai para a prorrogação e o Apucarana será obrigado a vencer. A fase não vai aos pênaltis.

A equipe poderá ter dois desfalques. Bebê e Leandro Rezala se machucaram na partida de ida e devem ficar de fora do jogo. O Pica-Pau, recuperado de lesão, é novidade e deve estar à disposição do treinador Luiz Henrique.

Seis anos na elite 

Último representante na Série Ouro, o Apucarana Nortox disputou a elite do futsal paranaense entre 1994 e 1999. Um dos líderes daquela equipe foi o ex-goleiro e atual diretor do Apucarana Futsal, Júlio Tamura. Ele relembra que o time, uma referência no Vale do Ivaí e acostumado a vencer torneios regionais, fez história no Paranaense.

“Nosso time era um timaço, a maioria era de Apucarana, mas tinha de Arapongas, do estado de São Paulo, de fora também. A gente teve o apoio da Nortox e de outros empresários, era um grupo muito forte, um dos melhores que joguei”, disse o ex-jogador, que defendeu Apucarana desde 87, em categorias de base, e subiu com 17 anos para o time principal.

Tarmura, que parou em 2010, quando atuou pelo Apucarana/Tribuna do Norte/Cafeeira Ouro Verde, fez parte do time apucaranense que mais foi longe no Paranaense, composto pelo treinador Guto Reeberg e os atletas Suplano, Zezé, Fábio Almeida, Vandão, Fábio Mantovani, Vinicius, Jean, Edu e Giva. Os jogos eram realizados no Ginásio de Esportes Anis Abujanra do Clube 28 de Janeiro.

Pelo Campeonato Paranaense de Clubes do Interior, em 1994, o chamado Apucarana Atlético Clube – mesmo nome do time de futebol da cidade – ficou em quinto lugar. Outro grande ano foi em 1997, quando o Apucarana foi o sexto colocado da Série Ouro. (VITOR FLORES)