Quem imaginava que os times brasileiros seriam “saco de pancada” dos europeus no Mundial de Clubes está se surpreendendo com a competição realizada nos Estados Unidos.
Depois de o Botafogo bater o PSG na noite de quinta-feira (19), foi a vez do Flamengo superar um gigante europeu no Mundial de Clubes nesta sexta (20). O Rubro-Negro fez 3 a 1 no Chelsea no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, Pensilvânia, com direito à “olé” da torcida. O time carioca virou a partida em três minutos após sair perdendo por 1 a 0. Com a vitória, a equipe do técnico Felipe Luís fica a um passo da classificação às oitavas de final da competição.
O Chelsea abriu o placar com Pedro Neto, aos 13 minutos do primeiro tempo, após vacilo do lateral Wesley. Mesmo com o placar adverso, o time brasileiro não se intimidou. Melhor na partida, a virada do Flamengo veio no segundo tempo após a entrada de Bruno Henrique.
O camisa 27 empatou aos 17 minutos da etapa final. O Flamengo virou com Danilo três minutos depois, aos 20. Com a expulsão do atacante Nicolas Jackson, o Rubro-Negro sobrou em campo e fez 3 a 1 com o jovem Wallace Yan aos 37.
O Flamengo viaja agora para Orlando, na Flórida, onde fecha a fase de grupos contra o Los Angeles FC na próxima terça-feira (24), às 22h (de Brasília). No mesmo dia e horário, o Chelsea encara o Espérance, da Tunísia, na Filadélfia.
Na noite de quinta-feira, o Botafogo conquistou uma vitória emblemática de 1 a 0 sobre o Paris Saint-Germain, atual campeão da Liga dos Campeões com goleada por 5 a 0 sobre a Inter de Milão e que vinha um 4 a 0 sobre o Atlético de Madrid no Mundial de Clubes. Igor Jesus foi o responsável pela alegria alvinegra no Rose Bowl Stadium, em Pasadena, Califórnia, onde foi disputada a partida do Grupo B do torneio da Fifa.
Um time sul-americano não vencia uma equipe europeia em competições oficiais desde 2012, quando o Corinthians foi campeão mundial ao vencer o Chelsea por 1 a 0, com gol de Paolo Guerrero.
Além de quebrar o jejum continental, o grupo comandado pelo técnico Renato Paiva chega aos seis pontos e fica na liderança da chave, pois já havia vencido o Seattle Sounders na estreia.
A classificação do Botafogo, no entanto, ainda não está garantida, já que o PSG e o Atlético de Madrid, cada um com três pontos, também podem chegar aos seis na rodada final, mas está próxima.
O time madrilenho é o próximo adversário dos botafoguenses, em duelo marcado para as 16 horas (horário de Brasília) de segunda-feira (23).