ESPORTE

min de leitura - #

Briga contra rebaixamento marca última rodada

Da Redação

| Edição de 05 de dezembro de 2025 | Atualizado em 05 de dezembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com o título já garantido pelo Flamengo na rodada anterior, o Campeonato Brasileiro de 2025 se prepara para seu capítulo final neste domingo (07), com confrontos decisivos marcados para as 16h, que definirão as últimas vagas para a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana, além dos dois times que acompanharão Sport e Juventude na Série B. A única exceção é o jogo antecipado entre Mirassol e o campeão Flamengo, que acontece neste sábado (6).

A disputa mais acirrada do final de semana é, sem dúvida, contra o rebaixamento. Seis times – Internacional, Vitória, Fortaleza, Ceará, Santos e Atlético-MG – entram em campo com o temor da degola pairando sobre suas cabeças. Dois deles se juntarão à dupla já rebaixada. A situação mais delicada é a do Internacional, 18º colocado com 41 pontos, que precisa vencer o Bragantino no Beira-Rio e torcer por dois tropeços de seus rivais diretos (Vitória, Fortaleza, Ceará e Santos) para ter chance de salvação. Para piorar, se o rival for o Santos, o Colorado precisará tirar uma diferença de sete gols de saldo.

O Vitória, que abre a zona com 42 pontos, também depende de uma vitória em casa contra o São Paulo e de um resultado desfavorável de pelo menos um concorrente direto para escapar do descenso. Um empate rebaixa a equipe baiana. Já o grupo que inclui Fortaleza (16º, 43 pontos), Ceará (15º, 43 pontos) e Santos (14º, 44 pontos) depende apenas de si, precisando de um triunfo ou de um resultado igual ou melhor que o de Inter e Vitória. O Atlético-MG, com 45 pontos, também corre riscos matemáticos, mas muito remotos, jogando contra o Vasco. Os confrontos diretos na luta pela permanência são: Ceará x Palmeiras, Santos x Cruzeiro, Vitória x São Paulo, Botafogo x Fortaleza, Atlético-MG x Vasco da Gama e Internacional x Bragantino.

Além do Z4, o outro ponto de alta tensão é a briga pela quinta colocação, que garante a última vaga direta na fase de grupos da Libertadores. Fluminense (5º), Bahia (6º) e Botafogo (7º) estão separados por uma diferença mínima de pontuação e disputam essa posição, enquanto o sexto e o sétimo lugares levam à fase preliminar. 

O destaque é o confronto direto entre Fluminense e Bahia, enquanto o Botafogo torce por um empate entre os rivais para, com uma vitória sobre o Fortaleza, roubar o posto. Vale lembrar que se o campeão da Copa do Brasil estiver no G5 – o que pode acontecer com Cruzeiro ou Fluminense – o sexto colocado do Brasileirão também assegura vaga direta.