Em momentos diferentes, Botafogo e Corinthians duelam neste sábado (26), às 18h30 (de Brasília), no Estádio Nilton Santos, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Em fase conturbada dentro e fora de campo, o Corinthians vive instabilidade política e não venceu seus últimos dois encontros pelo Brasileirão, com derrota para o São Paulo em clássico no Morumbis e, na sequência, empate em casa com o líder Cruzeiro.
O atacante Yuri Alberto é a novidade na lista de relacionados. Depois de dois meses fora de combate por conta de uma lesão na coluna, o camisa 9 está à disposição do técnico Dorival Júnior e viajou com a delegação para o Rio de Janeiro. A tendência, no entanto, é de que ele fique no banco de reservas.
De olho no Dérbi da Copa do Brasil, na próxima quarta-feira, quando pega o Palmeiras, o Corinthians deve enfrentar o Botafogo com um time misto. Por isso, nomes como Memphis Depay, Gustavo Henrique e Matheus Bidu devem ser preservados para estar em plenas condições para enfrentar o maior rival na Neo Química Arena.
Para o duelo contra o Botafogo, o Timão não contará com José Martínez e Rodrigo Garro - ambos suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Em contrapartida, Raniele voltará ao meio de campo depois de cumprir suspensão contra o Cruzeiro.
Uma possível escalação para enfrentar o Botafogo tem: Hugo Souza; Matheuzinho (Léo Mana), Cacá, João Pedro Tchoca e Fabrizio Angileri; Raniele, Charles, Carrillo e Breno Bidon (Luiz Gustavo Bahia); Talles Magno e Romero.
Já o Botafogo, comandado pelo italiano Davide Ancelotti, não sofreu gols nos últimos quatro jogos pela competição nacional e não sabe o que é perder desde a 7ª rodada, no dia 7 de maio. Mesmo com dois jogos a menos que o Timão, o time carioca tem cinco pontos a mais no Brasileirão.
Com somente sete gols sofridos no Brasileirão, o Glorioso tem a segunda melhor defesa, atrás apenas do Flamengo, que tomou um gol a menos até aqui.
No meio de semana, assim como o Corinthians, a equipe entra em campo pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Na terça-feira, o Botafogo joga em casa contra o Red Bull Bragantino.
Para o duelo deste sábado, a equipe terá um desfalque de peso contra o Corinthians. Marlon Freitas, capitão e pilar do meio de campo, cumprirá suspensão automática.
Bastos e Jeffinho seguem no DM, e Davide Ancelotti teve a semana livre para buscar alternativas, mas a tendência é de manutenção da base que vem atuando sob seu comando.
Assim, o Botafogo deve ir a campo com John; Vitinho, Kaio, Alexander Barboza e Alex Telles (Cuiabano); Allan, Newton e Savarino; Arthur, Montoro e Arthur Cabral.