O fim de semana reserva um dos confrontos mais tradicionais do futebol paulista e nacional. Neste domingo, às 16h, a bola rola na Vila Belmiro para Santos e Corinthians, em clássico válido pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. A partida coloca frente a frente duas equipes que buscam reabilitação na temporada, envoltas em expectativas sobre seus principais astros e pressionadas pela necessidade de somar pontos neste início de competição.
Pelo lado do Parque São Jorge, o clima é de urgência. O Corinthians, estacionado na oitava colocação com sete pontos, amarga uma incômoda sequência de quatro partidas sem vitória, agravada pela recente derrota para o Coritiba, em plena Neo Química Arena.
A boa notícia para os corintianos fica por conta do retorno do atacante Yuri Alberto, que treinou com bola ao lado de Kaio César e dos reservas na última quinta-feira, criando a expectativa de que o camisa 9 reforce o setor ofensivo já na Baixada Santista.
A principal dor de cabeça de Dorival, no entanto, passa pelo momento apagado de sua principal estrela. Memphis Depay vive seu pior jejum de gols desde o início de 2024, quando ainda defendia o Atlético de Madri. O astro holandês chegou ao décimo jogo consecutivo sem balançar as redes, tendo marcado pela última vez em dezembro de 2025, na decisão da Copa do Brasil contra o Vasco. Em 2026, o camisa 10 passou em branco em todos os seus compromissos, acumulando apenas uma assistência.
Do outro lado, o Santos também tenta encontrar seu melhor ritmo no Brasileirão. Com cinco pontos conquistados, o Peixe vem de um empate fora de casa por 2 a 2 contra o Mirassol e confia na força da Vila Belmiro para dar um salto na tabela. O técnico Juan Pablo Vojvoda iniciou a preparação tática tendo o luxo de contar com Neymar em campo. O craque treinou normalmente com bola junto aos reservas e atletas não relacionados do último duelo, demonstrando estar em plenas condições para comandar a equipe no domingo.
A comissão técnica santista também respira aliviada em relação ao sistema defensivo. O zagueiro Luan Peres, que havia deixado o gramado em Mirassol com queixas de câimbras e suspeita de entorse no tornozelo esquerdo, fez trabalhos na academia e não deve ser problema para o clássico, sendo monitorado dia a dia. A única baixa confirmada para Vojvoda é o meio-campista Zé Rafael, que segue no departamento médico tratando um edema no músculo semimembranoso da coxa direita.