ESPORTE

min de leitura - #

Em crise, Corinthians acerta com o português António Oliveira

Da Redação

| Edição de 09 de fevereiro de 2024 | Atualizado em 09 de fevereiro de 2024
Imagem descritiva da notícia Em crise, Corinthians acerta com
o português António Oliveira

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Corinthians enfrenta neste domingo (11) a Portuguesa, às 16 horas, na Neo Química Arena, com novo técnico contratado. O português António Oliveira deixou o Cuiabá para assumir a equipe paulista e já realizou os primeiros treinos, sendo confirmado em publicação no BID na noite desta sexta-feira (9) e liberado para estreia com a equipe.

Oliveira chega para tentar reabilitar o Corinthians no Campeonato Paulista. O time está na zona de rebaixamento e perdeu cinco dos seis primeiros jogos.

A comissão técnica que trabalhava com o treinador no Cuiabá (os auxiliares Bernardo Franco, Bruno Lazaroni e Diego Favarin e o analista de desempenho Felipe Zilio) também o acompanha no Corinthians. O clube acertou suas condições com o português de 41 anos e pagou pouco menos que R$ 1,1 milhão - valor da multa rescisória - ao Cuiabá. O contrato com o profissional é de um ano.

Para poder efetivamente contratar Oliveira, contudo, o Corinthians vai ter que gastar mais do que o valor pago ao Cuiabá. Isso porque o regulamento do Paulistão só permite a inscrição de um novo treinador se o clube tiver comprovada “a quitação ou formalização do acordo de rescisão trabalhista do profissional dispensado”. Para isso, é necessário fazer o acerto com Mano Menezes, demitido nesta semana. 

O contrato com a equipe alvinegra, firmado ainda na gestão de Duílio Monteiro Alves, ia até o fim de 2025 e a quantia integral referente aos salários até o fim do vínculo era de aproximadamente R$ 20 milhões. O Cuiabá, entretanto, já comunicou a saída do técnico e o acerto com o Corinthians.  

Nascido em Lisboa, António Oliveira foi zagueiro e teve a maior parte da carreira em Portugal. Depois que se aposentou, ele passou a estudar e se tornou auxiliar técnico, com passagens por centros periféricos do futebol, como Eslovênia, Kuwait e Irã.

O português trabalha no Brasil desde 2020, quando foi auxiliar de Jesualdo Ferreira, no Santos.   

O Corinthians tem a segunda pior campanha do Paulistão, com apenas três pontos e está na zona de rebaixamento com o Santo André.