ESPORTE

min de leitura - #

Palmeiras busca virada histórica para ir à decisão da Libertadores

Da Redação

| Edição de 29 de outubro de 2025 | Atualizado em 29 de outubro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Palmeiras entra em campo hoje, às 21h30, no Allianz Parque, para o jogo de volta da semifinal da Conmebol Libertadores com a necessidade de uma virada inédita sob o comando de Abel Ferreira. Após a derrota “catastrófica” por 3 a 0 para a LDU no Equador, o Verdão enfrenta o seu maior desafio em mata-matas desde que o treinador português assumiu o clube em novembro de 2020. Para avançar à final, o time precisa vencer por quatro gols de diferença. Um triunfo por três gols leva a decisão da vaga para a disputa de pênaltis.

A derrota no jogo de ida foi a primeira do Palmeiras nesta edição da Libertadores e a primeira com três gols de diferença na competição sob o comando de Abel. O placar foi construído no péssimo primeiro tempo na altitude de Quito, com gols de Villamíl aos 15 e 46 minutos, e Alzugaray, de pênalti, aos 24. No segundo tempo, o Verdão até melhorou, mas parou nas defesas do goleiro Álex Domínguez.

O cenário complicado acende um sinal de alerta e coloca a comissão técnica na missão de dar uma resposta imediata. Em 2025, a diretoria fez um investimento recorde de R$ 688 milhões em 12 jogadores “prontos”, tornando o retorno esportivo, especialmente na Libertadores, quase uma obrigação.

Para o confronto decisivo, Abel Ferreira pode ter o reforço do volante Aníbal Moreno, que se recupera de um edema na panturrilha esquerda e participou de parte do treino desta manhã na Academia de Futebol, com chances de ter condições de jogo. O retorno confirmado é o do lateral-esquerdo Piquerez, que cumpriu suspensão no último domingo pelo Campeonato Brasileiro e volta ao time titular.

O último treino, realizado ontem, foi com portões fechados no Allianz Parque. A provável escalação para a decisão  deve ter Carlos Miguel; Khellven (Giay), Gómez, Murilo e Piquerez; Bruno Fuchs (Emi Martínez), Andreas Pereira, Mauricio e Felipe Anderson; Flaco López e Vitor Roque. A expectativa é de que o Palmeiras, mesmo diante do desafio imenso, consiga provar que o alto investimento valeu a pena e manter vivo o sonho do título continental.