GERAL

min de leitura - #

Estado compra sete blindados para operações de alta complexidade

Da Redação

| Edição de 13 de fevereiro de 2026 | Atualizado em 13 de fevereiro de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

 O Governo do Estado adquiriu sete veículos blindados de alto desempenho para reforçar as frotas da Polícia Militar do Paraná (PMPR), da Polícia Civil (PCPR) e da Polícia Penal (PPPR). Primeiros blindados no Estado, eles serão utilizados em operações especiais de alta complexidade, como ações de gestão de crises, combate a roubos a instituições financeiras e situações de tentativa de resgate de presos. Dois deles já estão a caminho do Brasil e devem ser entregues às polícias Militar e Civil em março. O investimento é de R$ 24,18 milhões.

Durante a entrega de drones às forças de segurança, em 6 de fevereiro, em Curitiba, o governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que os blindados vão ampliar a capacidade operacional das corporações. “No mês de março teremos blindados para operações importantes e complexas, um reforço ainda maior para nossas forças de segurança. São unidades compradas no Canadá e em breve as entregamos para a sociedade”, afirmou.

Segundo o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, a aquisição integra o projeto de modernização da área, que inclui reestruturação das corporações, compra de equipamentos e incorporação de novas tecnologias. “Os blindados estão sendo adquiridos para toda a segurança pública do Paraná: o Batalhão de Operações Especiais (Bope), da PMPR; o Grupo Tigre, da PCPR; e o Setor de Operações Especiais (SOE), da PPPR, entre outras unidades especializadas”, explicou.

Os sete veículos são da fabricante canadense Roshel INC, fornecedora de agências internacionais de segurança. Entre elas estão a Homeland Security, a U.S. Customs and Border Protection e a NASA, além do Departamento de Defesa do Canadá e da Peel Regional Police, de Toronto.

Do total adquirido, quatro veículos serão destinados à PMPR, dois à PCPR e um à PPPR. O Paraná foi o primeiro estado brasileiro a firmar contrato com a empresa fabricante. Também participaram da mesma licitação o Estado de Rondônia e o Distrito Federal. O Paraná será o primeiro a receber os veículos.