O temporal que atingiu a região no início da noite desta sexta-feira (12) causou destelhamentos, quedas de árvores e postes em Apucarana. A situação mais grave foi o resgate de um motorista que ficou preso dentro de um veículo após a queda de postes de energia elétrica na Rodovia Erwin Schindler entre os distritos do Pirapó e Caixa de São Pedro.
Devido à ventania, a fiação caiu sobre a parte dianteira do automóvel, deixando a estrutura energizada. Apesar do susto, o motorista, o funcionário de uma fábrica de sofás, Jean Vanderlei Mioto, de 30 anos, adotou a atitude correta que salvou sua vida. Ele permaneceu dentro do carro e acionou o Corpo de Bombeiros, que isolou a área e orientou o motorista até a chegada das equipes da Copel.
Segundo o relato de Jean, a força dos ventos começou a balançar a fiação elétrica instantes antes deles caírem. “Do nada, só vi uns ventos vindo, fio chacoalhando. Um poste caiu, freei o carro e caiu outro na frente”, detalhou o motorista.
O cenário se tornou imediatamente perigoso quando os cabos de alta tensão caíram sobre o automóvel. Jean percebeu o risco iminente de eletrocussão ao notar faíscas próximas ao local. “Vi que começou a sair fogo lá do outro canto”, contou. Ele sabia que a borracha dos pneus isolaria a energia e esperou pelo socorro.
Apesar de demonstrar conhecimento técnico sobre como agir, o motorista admitiu a tensão vivida durante os cerca de 30 minutos em que aguardou o resgate. “Você fica apavorado, não sabe o que faz. A única coisa é manter a calma. Não pode apavorar”, desabafou.
Além da situação envolvendo o resgate do motorista, o Corpo de Bombeiros recebeu chamados de destelhamentos e quedas de árvores. O balanço é parcial porque as situações ainda estavam em andamento e os números ser atualizados apenas neste sábado. Imagens que circularam nas redes sociais também apontavam a ocorrência de alagamentos.
CANCELAMENTO
O temporal também cancelou a realização de eventos na região. As festividades de abertura da comemoração ao aniversário de Jandaia do Sul, que aconteceriam nesta sexta-feira (12) foram adiadas em razão das chuvas registradas.
Segundo a Prefeitura, a medida foi tomada visando garantir a segurança da população, dos artistas e de toda a equipe envolvida na organização do evento.