GERAL

min de leitura - #

Novos conselheiros tutelares tomam posse

Da Redação

| Edição de 10 de janeiro de 2024 | Atualizado em 10 de janeiro de 2024
Imagem descritiva da notícia Novos conselheiros tutelares tomam posse

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Seguindo calendário unificado estabelecido em nível nacional, tomaram posse nesta quarta-feira os novos membros efetivos dos Conselhos Tutelares de Apucarana e da região, eleitos em outubro do ano passado. Posses foram coordenadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de cada cidade.

Com mandato remunerado (R$ 4,3 mil) de quatro anos, os conselheiros tutelares têm como missão zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes.

Em Apucarana, a cerimônia foi realizada no Cine Teatro Fênix, com a presença de autoridades públicas e representantes da comunidade. Tomaram posse os conselheiros Bruna Carolina de Melo, Fabio Lucas de Barros, Juliane de Lima Martins da Silva, Camila Mara Monteiro Kreich Nunes e Alexandre Machado da Silva. Também estiveram presentes os suplentes.

O prefeito Junior da Femac (PSD) lembrou que os conselheiros assumem para enfrentar uma das faces mais duras da sociedade, que é o desrespeito aos direitos das crianças e adolescentes. “Os conselheiros têm a responsabilidade de cuidar do nosso bem mais precioso, que são as crianças e que em muitos casos estão correndo riscos. Os conselheiros são a voz das crianças que têm os direitos violados”, frisou Junior da Femac.

O prefeito agradeceu à comissão organizadora do pleito e destacou a importância de toda a rede de proteção, que abrange também órgãos de segurança, o Judiciário e o Legislativo. “Todas as secretarias da Prefeitura também irão cooperar com o trabalho. Haverá momentos em que os conselheiros serão acionados para resolver o problema de uma criança, mas poderão encontrar no mesmo ambiente uma violência contra uma mulher, um lar desestruturado ou uma família com grandes dificuldades de sobrevivência. Então, os conselheiros irão comunicar essas situações para as secretarias afins”, observou Junior da Femac. 

A promotora de justiça da Vara da Infância e Adolescência, Vivian Cristiane Santos Klock, reiterou que o Conselho Tutelar é normalmente o primeiro órgão a ser acionado. “É o órgão que está em contato com a criança e adolescente em situação de vulnerabilidade. Os conselheiros vão se deparar com várias situações, desde necessidades materiais básicas que precisam ser supridas a casos de crianças sofrendo violência dentro de casa”, afirmou.

A secretária municipal de Assistência Social e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Jossuela Pirelli, afirmou que os conselheiros possuem uma tarefa contínua e têm a missão de estarem sempre alerta. “Eles têm a árdua tarefa de zelar, orientar, encaminhar e tomar as providências para proteger as crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade pessoal e social”, assinalou.

Prefeito pede apoio da comunidade ao grupo eleito de Arapongas

Em Arapongas, a cerimônia de posse dos novos conselheiros tutelares foi realizada na Câmara de Vereadores, com a presença do prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSD), da secretária municipal de Assistência Social, Terezinha Canassa, vereadores e demais autoridades públicas do município, além de familiares dos empossados e representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. 

Tomaram posse os conselheiros Martha Marchiori, Eloíse Hollandini, Silvia Ferreira, Edimilson Vasconcelos e Fernanda Cavalcante, eleito no pleito ocorrido no dia 1º de outubro de 2023. Seguem como suplentes Andreia Souza, Michele Menezes, Cristiane Candreva, Florisa Cheles, Rafael Vicentin e Ediana Barros.

O prefeito Sérgio Onofre agradeceu o empenho do grupo anterior, dando também boas-vindas aos novos conselheiros. “Vocês são parte importante para as crianças e adolescentes que mais precisam. Acompanham de perto situações difíceis e desafiadoras, fazendo cumprir a lei que garante os direitos desses menores. Estamos à disposição para contribuir, através de uma responsabilidade compartilhada. E pedimos também apoio de toda a comunidade. Desejo comprometimento e boa gestão”, salientou.