A Câmara Municipal de Apucarana encerrou nesta sexta-feira a gincana da Escola do Legislativo, que reuniu estudantes de diversos colégios da cidade. Na grande final, participaram as equipes dos colégios Nossa Senhora da Glória, o Glorinha; Mater Dei, Colégio Estadual Cívico-Militar Osmar Guaracy Freire e Evolução. Depois de várias provas e atividades, o Colégio Glorinha levou o 1º lugar, enquanto o Colégio Mater Dei ficou com o 2º lugar.
A dupla campeã conquistou uma viagem para Brasília, com visita ao Congresso Nacional, à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal. Já o segundo colocado recebeu como prêmio uma visita à Assembleia Legislativa do Paraná.
Na etapa final, o Colégio Glorinha foi representado pelos alunos Lívia Sayuri e Bernardo Haponiuk, do 8º ano. O Colégio Mater Dei contou com a participação dos alunos Davi Benassi Aceti e Pedro Schmidt Barriquelo. Já o Colégio Evolução foi representado pelos alunos Tiago e Felipe, com o professor Jair Sueki.
A gincana começou na segunda-feira com provas diárias e conteúdos educativos sobre Apucarana, cidadania e democracia. A estudante Lívia Sayuri, do Colégio Glorinha, disse que ficou muito feliz com a participação na gincana. “A competição foi bastante acirrada e nossa torcida foi incrível. Recebemos muita ajuda e colaboração, e só tenho a agradecer a todos que nos apoiaram. Agora a expectativa está grande para a viagem a Brasília”, contou.
De acordo com o presidente da Escola do Legislativo, Guilherme Livoti (União), a iniciativa foi um grande sucesso. “Foi uma ação que deu muito certo e estamos todos felizes com o resultado. Os quatro finalistas apresentaram seus conhecimentos sobre direitos, história da Câmara e de Apucarana. O objetivo foi atingido”, destacou.
O presidente da Câmara, Danylo Acioli (MDB), comemorou o sucesso da iniciativa. “Fiquei muito feliz em ver o quanto essa gincana despertou interesse e entusiasmo nos jovens. Eles realmente abraçaram a proposta, estudaram, pesquisaram e se empenharam para mostrar seus conhecimentos. Essa participação ativa é exatamente o que buscamos: jovens que compreendam seu papel na sociedade e que se sintam parte do processo democrático”, ressaltou.
A etapa final contou com a presença da vereadora Eliana Rocha (Solidariedade), representantes do Núcleo Regional de Educação (NRE), e do prefeito Rodolfo Mota, que também acompanhou a competição e parabenizou todos os participantes.