CIDADES

min de leitura - #

Pescadores fazem limpeza no Rio Ivaí

Ivan Maldonado

| Edição de 20 de abril de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Pescadores da Patrulha Ambiental realizou ontem mais uma grande intervenção ambiental no Rio Ivaí: a 14ª edição do Arrastão Ecológico. A atividade teve início às  9 horas na Balsa do Marolo, em Jardim Alegre, e foi encerrada no final da tarde no Porto Ubá, em Lidianópolis. A ação coletou lixo nas margens e águas do rio em um trecho de 60 quilômetros para reforçar e conscientizar sobre a importância da conservação dos recursos hídricos. 

Imagem ilustrativa da imagem Pescadores fazem limpeza no Rio Ivaí

Desde a primeira edição, os voluntários já recolheram cerca 70 toneladas de lixo. Nos arrastões eles coletam garrafas de plástico, pedaços de isopor, latas de alumínio e embalagens de agrotóxicos. Também foram encontrados equipamentos de pescarias, tais como, vara, espinhel e anzóis com galões. No arrastão de ontem, dezenove voluntários participaram do arrastão em sete barcos a motor.
Marildo Oliveira, coordenador da Patrulha Ambiental, relata que do total de lixo recolhido nos arrastões, 30% é composto de embalagens de agrotóxico. “É muito triste isso, pois quem sofre é a própria população. Isso mostra que muitas pessoas não tem a noção que estão matando o Rio Ivaí”, comentou.
Ainda segundo Oliveira a maior dificuldade para a limpeza no rio são as corredeiras. “São várias delas. A cada corredeira nós temos que sair do barco e puxar até sairmos das pedras. É perigoso, mas vale a pena, pois estamos trabalhando para que o ambiente seja preservado para as próximas gerações”, enfatizou. 
Para Maurilio Vila, diretor regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que também participou do arrastão, a ação é um exemplo a ser seguido. 
“É um trabalho que vem de encontro ao que o IAP propõe. Isso mostra para a sociedade que todos nós podemos fazer alguma coisa a favor do meio ambiente. Hoje, nós estamos cuidando do Rio Ivaí, mas precisamos cuidar de todos os rios. Os voluntários que estão aqui estão fazendo parte deles. Eles sabem que um mundo melhor começa dentro da própria casa”, completou. A 14ª edição do arrastão contou com apoio da Prefeitura de Lidianópolis, Colônia Z-17,), e Associação dos Pescadores do Porto Ubá. 

SEMINÁRIO
O futuro do Rio Ivaí será tema de seminário promovido pela Pastoral do Meio Ambiente da Diocese de Apucarana. O evento acontece amanhã (21), a partir das 8 horas, na quadra da comunidade de Porto Ubá, em Lidianópolis. 
O seminário tem como objetivo o estudo da carta encíclica do Papa Francisco, Laudato Si, Louvado Seja e vai discutir os impactos da construção de uma Pequena Central Hidrelétrica no rio Ivaí. O projeto, que está em fase de licenciamento, está previsto para ser construído na divisa entre os municípios Jardim Alegre e Grandes Rios.
Estão previstas conferências, mesas de debates e oficinas. O seminário contará com representantes do Ministério Público, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), da Igreja Católica e da comunidade local.