POLÍTICA

min de leitura - #

Agência do Trabalhador de Apucarana garante novos equipamentos

Da Redação

| Edição de 27 de maio de 2025 | Atualizado em 27 de maio de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Agência do Trabalhador de Apucarana recebeu um importante reforço do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda. A unidade foi contemplada com equipamentos eletrônicos, como computadores, notebooks e impressoras, que vão modernizar o atendimento ao público e oferecer melhores condições de trabalho aos servidores. As melhorias fazem parte de um pacote de investimentos de R$ 54 milhões destinado à modernização da Rede Sine/PR e à ampliação da oferta de cursos de qualificação profissional em 311 municípios do Estado. O anúncio foi feito pelo governador em exercício, Darci Piana, durante evento em Curitiba.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda. Ao todo, 218 Agências do Trabalhador em todas as regiões do Paraná serão beneficiadas. “É um grande feito do Estado. Entregar para o mercado um trabalhador qualificado e pronto. Nossas Agências do Trabalhador são as que mais empregam e esse investimento vai fazer com que a gente siga ampliando os atendimentos e encaminhando mais pessoas para o mercado de trabalho”, salientou o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo.

O gerente da unidade de Apucarana, Neno Leiroz, lembra que esta nova etapa consolida um processo iniciado no começo do ano, quando a agência recebeu novas estações de trabalho e cadeiras de espera. “Esses investimentos são fundamentais para modernizar a estrutura e melhorar o ambiente para servidores e trabalhadores. Já em fevereiro, com o apoio do prefeito Rodolfo Mota e do então secretário Mauro Moraes, conseguimos renovar o mobiliário que tinha mais de 20 anos de uso. Agora, com os equipamentos eletrônicos e a chegada da carreta do Qualifica Paraná, damos um passo ainda maior para qualificar e atender melhor a população”, destacou Neno.

O município já assinou o termo de adesão e iniciará nesta quarta-feira (28) a primeira turma do curso de qualificação – na área de Operação de Torno e Centro de Usinagem. A formação será totalmente gratuita, com carga horária de 96 horas, distribuídas ao longo de 24 dias, com aulas de segunda a sexta-feira, entre os turnos vespertino e noturno. Os participantes terão direito a apostila, jaleco e, ainda, uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.008,00, que será paga em até dez dias após a conclusão do curso.

“Estamos trazendo uma carreta da qualificação para cá, e o mais importante: os alunos recebem uma bolsa-auxílio que ajuda com alimentação e transporte. É uma grande conquista que fortalece a formação profissional da nossa população”, complementou Neno.

O programa é uma parceria do Governo do Estado com o Senai Paraná, e oferece cursos voltados à preparação de mão de obra para o mercado de trabalho.