O deputado Alexandre Curi (PSD) foi empossado ontem como novo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). No discurso de posse, ele defendeu a união de esforços entre Legislativo, Executivo, Judiciário, municípios e, principalmente, a sociedade.
“Vamos trabalhar juntos para seguirmos construindo um estado justo, próspero e humano. Com respeito e autonomia entre os poderes, o Paraná produz em paz e harmonia”, afirmou. O novo presidente ressaltou que deve ampliar a parceria entre o Legislativo e o Executivo, que resultou em programas como o Asfalto Novo, Vida Nova, a construção de 300 creches nos municípios e o repasse de R$ 100 milhões a entidades socioassistenciais paranaenses. “No ano passado, devolvemos aos cofres públicos R$ 432 milhões economizados pela Assembleia, que foram aplicados integralmente nos municípios. Nossa meta para este ano é economizar meio bilhão de reais, com a redução de gastos e da burocracia, ajudando a financiar esses e outros programas”, destacou.
Além de Curi, a nova composição da Mesa Diretora conta ainda com os deputados Flávia Francischini, 1ª vice-presidente e a primeira mulher a ocupar o posto em 170 anos do Legislativo Estadual; Delegado Jacovós (2º vice-presidente), Moacyr Fadel (3º vice-presidente), Gugu Bueno (1º secretário), Maria Victoria (2ª secretária), Requião Filho (3º secretário), Alexandre Amaro (4º secretário) e Goura (5º secretário).
A solenidade reuniu cerca de 1,5 mil convidados, incluindo os deputados estaduais e o governador Ratinho Junior (PSD).
No discurso, ele também agradeceu ao antecessor, deputado Ademar Traiano (PSD), pela longa contribuição à frente da Assembleia. E indicou a intenção de dar continuidade a importantes marcas alcançadas pela Mesa Executiva, da qual fazia parte como primeiro secretário.
Entre elas, destacou a realização do concurso público após 40 anos, a criação do projeto Assembleia Itinerante para aproximar o Poder Legislativo da população e ouvir suas sugestões em diversas cidades do estado, a conquista do Selo Diamante de Transparência e a devolução de recursos importantes ao estado, que são investidos em obras e programas sociais.
“Cada economia que fazemos aqui é revertida em benefícios concretos para a população. Este é um modelo de gestão que vem dando certo porque produz resultados perceptíveis para a população. Esta é a política que me move e me entusiasma: a política de resultados”, disse.
O novo presidente destacou a ascensão de novas lideranças no estado. “Pela primeira vez em décadas, o Governo do Estado e prefeituras importantes, como as de Curitiba e Londrina, além desta Assembleia, são liderados por jovens gestores. Nosso objetivo é avançar com segurança, saúde, educação de qualidade e um ambiente mais sustentável, não apenas para nós, mas, principalmente, para as gerações futuras”, afirmou.
Curi dá continuidade aos passos do avô Aníbal Khury, a quem acompanhava como assessor parlamentar quando tinha 16 anos e que presidiu a Assembleia por cinco vezes.
Traiano destaca avanços ao deixar comando da Casa
O deputado Ademar Traiano (PSD) destacou ontem, durante a solenidade de posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Paraná, os avanços promovidos no Poder Legislativo nos últimos 10 anos, período em que presidiu a Casa.
Antes de passar o cargo de presidente ao deputado Alexandre Curi (PSD), Traiano ressaltou em seu pronunciamento que muitas transformações alcançadas pela Assembleia tiveram início há uma década. Ele, que agora passa a presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), permaneceu à frente do Poder Legislativo estadual por cinco mandatos consecutivos.
O parlamentar ressaltou que, desde 2015, o Poder Legislativo passou a investir de forma robusta em novas ferramentas de modernização e na ampliação dos canais de comunicação, visando aumentar a transparência da atividade parlamentar.
“É uma Assembleia mais aberta ao cidadão, com canais de acessos digitais e inteligência artificial. Mais próxima da população com o programa Assembleia Itinerante. Mais transparente com o Selo Diamante de Transparência, uma premiação nacional que nos orgulha”, disse o agora ex-presidente da Alep.