POLÍTICA

min de leitura - #

Ambulatório de Dermatologia de Apucarana é reinaugurado

Da Redação

| Edição de 29 de outubro de 2025 | Atualizado em 29 de outubro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

APrefeitura de Apucarana entregou ontem as novas instalações do Ambulatório Municipal de Residência Médica em Dermatologia da Autarquia Municipal de Saúde (AMS). Referência regional no atendimento especializado dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), a unidade pública está de volta ao primeiro andar do prédio da antiga sede administrativa da AMS, na Rua Miguel Simião, nº 69, centro de Apucarana, onde iniciou suas atividades há seis anos.

O espaço conta com uma equipe formada por 19 profissionais, entre preceptores dermatologistas, cirurgiões - plástico e oncológico, reumatologista, enfermeira, técnica de enfermagem, auxiliar de enfermagem, estagiária e servidores. Além disso, conta com dois docentes, um de patologia médica e outro de micologia médica. São sete consultórios médicos, duas salas de pequenas cirurgias, uma sala de triagem, uma sala de fototerapia, e estruturas de apoio. 

Em virtude das obras de reforma e adequação do prédio, que foi projetado pela administração anterior para funcionar como um hospital, em fevereiro de 2023 o ambulatório foi transferido para um imóvel alugado. Segundo o prefeito Rodolfo Mota, o retorno às instalações de origem é uma ação estratégica, uma vez que o ambiente já estava adequado às normas exigidas pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). 

“São mais de mil pacientes atendidos todos os meses nesta especialidade por um grupo de médicos já formados em dermatologia, além de médicos residentes, enfermeiros e demais profissionais. Quem já utilizou este serviço sabe do que estou falando. Trata-se de um ambulatório de referência, e é uma alegria poder reintegrá-lo neste espaço, totalmente apropriado para o trabalho dos profissionais e também mais acolhedor para os pacientes”, assinalou o prefeito Rodolfo Mota.

Segundo ele, no prédio alugado a rotina era difícil. “Não havia consultórios suficientes, os ambientes eram compartilhados, não era possível atender as pessoas com qualidade. Quando chovia, havia goteiras”, relatou Mota, destacando que a reforma e ampliação do prédio da antiga sede da AMS reúnem todas as condições para abrigar diversos serviços de saúde que hoje funcionam em imóveis locados. “Este prédio foi totalmente reconstruído e reformado ao longo dos últimos anos, e quem pagou a conta foi o povo de Apucarana. Custou R$ 25 milhões – dinheiro que deixou de ser investido em consultas com especialistas e cirurgias eletivas, criando uma fila enorme. É recurso público, e por isso vamos dar destinação a este local para que ofereça atendimento de qualidade na saúde. Em poucos meses já colocamos em atividade o Pronto Atendimento Infantil (PAI) e agora o Ambulatório de Dermatologia. Em breve, novos serviços serão instalados neste espaço”, garantiu o prefeito.