O ex-deputado federal André Vargas está voltando ao cenário político. Atual secretário-geral do Partido dos Trabalhadores (PT) no Paraná, ele confirmou sua pré-candidatura a deputado federal para as próximas eleições. A sinalização ocorreu durante uma entrevista à Tribuna/TNOnline, na qual o dirigente partidário explicou que tem trabalhado para organizar as chapas do partido no Estado.
Vargas ressaltou o desafio de dividir seu tempo com as obrigações no partido. “A gente tem que conciliar as duas missões”. Ele detalhou que atua diretamente na construção da chapa de deputados federais, estaduais e do Senado, bem como na formação de alianças. Essa articulação, segundo ele, tem como foco central a corrida nacional. “Então, assim é o centro da política do PT e é o partido do presidente da República que tem a missão de coordenar a campanha do presidente Lula”, assinalou.
Ao falar sobre lideranças regionais e a montagem de quadros fortes para o pleito, Vargas relembrou sua parceria com o atual secretário de Estado da Saúde, Beto Preto (PSD), de quem foi companheiro de partido. “Eu sempre digo que o melhor que um político pode fazer é ajudar a cidade a escolher um bom prefeito”. “O Beto Preto foi uma boa escolha da cidade e o PT deu a sua contribuição”. Apesar de atualmente estarem em legendas diferentes, Vargas avaliou positivamente a possibilidade de Beto disputar o senado. “Seria também uma bela alternativa”, acrescentou.
Ainda no contexto regional e de renovação partidária, o petista comentou a pré-candidatura a deputado estadual do apucaranense Odarlone Orente. Vargas explicou que a candidatura do vereador à Assembleia Legislativa foi viabilizada após a decisão do atual deputado estadual Arilson Chiorato (PT) de buscar uma vaga na Câmara dos Deputados. “Arilson fez uma opção pessoal de ser candidato a federal “, detalhou Vargas.
Segundo o secretário-geral, Odarlone tem construído bases de apoio em diversas regiões do estado, citando articulações em cidades como Ponta Grossa e Cornélio Procópio, no Norte Pioneiro. “Tem um grupo interessante em Londrina que vai apoiar”, pontuou o ex-deputado.
No âmbito estadual, o secretário-geral do PT observou a indefinição na base do governador Ratinho Junior, que, segundo ele, possui três pré-candidatos e ainda articula sua sucessão em meio à janela partidária. Em contrapartida, Vargas reafirmou que o PT, em conjunto com o PDT, está organizando nas regiões a pré-candidatura de Requião Filho (PDT) ao governo do Paraná.
Com base em encontros recentes realizados em municípios do interior, como no Vale do Ivaí, Vargas apontou que a principal aflição dos paranaenses está no bolso. “Hoje a preocupação das pessoas sempre vai estar no mundo econômico”. Para furar a bolha e atingir setores como o agronegócio e a indústria, o ex-deputado defendeu um debate franco sobre a vocação industrial da região.