Com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, a 3ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, encerrada ontem no auditório Gralha Azul do campus Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar Apucarana), definiu 15 propostas e elegeu delegados do poder público e sociedade civil que irão representar o município na etapa estadual, agendada para acontecer de 15 a 17 de julho em Foz do Iguaçu.
Realizado pelo Conselho Municipal da Igualdade Racial, em parceria com a Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Apucarana, o debate foi aberto anteontem com palestra magna do professor Dr. José Francisco dos Santos, que abordou a “Construção das pessoas negras na história do racismo e as lutas pelos direitos de existir e resistir”. Já a quarta-feira foi reservada aos trabalhos em grupo, definição das propostas e eleição dos delegados para a etapa estadual.
“Temos oito conselhos na Assistência Social e o da Promoção da Igualdade Racial é um dos que trabalhamos em conjunto, sendo composto de forma paritária por membros da sociedade civil e do poder público. Nesta gestão, reativamos as discussões e através desta conferência estamos agora avançando em propósito, em pautas, para promovermos de fato um trabalho efetivo de políticas públicas e de ações afirmativas em prol da igualdade racial em Apucarana”, observou a secretária da Assistência Social, Fabíola Cristina Carrero.
A presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Cleonice Gabriel, também fez um balanço positivo do evento. “O conselho agora reativado, vive um momento de reafirmação das políticas públicas para a igualdade racial. Agradecemos à administração municipal, pois trata-se de ambiente onde podemos discutir assuntos de interesse não só da população negra, mas dos indígenas, dos ciganos. E, neste sentido, a conferência foi muito proveitosa e educativa. Tivemos muitas propostas aprovadas para a etapa estadual. É Apucarana enfrentando e dando sua contribuição na luta contra o racismo”, afirmou a presidente.