POLÍTICA

min de leitura - #

Arapongas concede aumento salarial de 5% aos servidores

Edison Costa

| Edição de 08 de janeiro de 2025 | Atualizado em 08 de janeiro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Arapongas, Rafael Cita (PSD), esteve reunido nesta quarta-feira com representantes do Sindicato dos Servidores Públicos e das Autarquias Municipais de Arapongas e Sabáudia (SISPAMAS). Na oportunidade, Cita anunciou o percentual de 5% de reajuste salarial para os servidores públicos municipais para 2025, retroativo a 1º de janeiro. O percentual é acima inflação acumulada em 2024, que foi de 4,71%, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

A reunião com os sindicalistas definiu também assuntos voltados à elaboração de estudo para a correção da tabela de vencimentos do Magistério e a regulamentação do pagamento de pecúnia (10 dias de férias) aos servidores municipais, que estava suspenso desde a pandemia da Covid-19. “A valorização dos servidores é fundamental para que haja a adequada prestação de serviços públicos. Fiz um compromisso junto ao funcionalismo público e podem contar com isso na minha gestão”, pontuou o prefeito Rafael Cita.

Ele acrescentou também que as medidas levam em conta o cenário econômico do município, aspectos legais e de Responsabilidade Fiscal.

A Prefeitura de Arapongas tem hoje mais de 3 mil servidores entre ativos, aposentados e pensionistas. Para o presidente do sindicato, Florisvaldo Semeão, o índice estabelecido pode ser considerado aceitável, já que está acima da inflação. “É lógico que a gente queria mais, mas o que ficou definido está dentro da realidade do município”, diz ele. O pedido inicial do sindicato era de uma reposição salarial de 10%.

APROVAÇÃO

O projeto de lei está sendo encaminhado para análise e aprovação da Câmara de Vereadores em regime de urgência, para entrar em vigor na folha salarial de janeiro.

Participaram também da reunião com o novo prefeito o advogado do sindicato, Carlos Cristiano, e o tesoureiro José Carlos Vieira.

Durante a campanha eleitoral, Rafael Cita manifestou sua intenção de valorizar os servidores públicos municipais em todos os níveis. Ele considera isso imprescindível para que uma administração municipal seja eficiente e atenda aos anseios da população quanto ao atendimento. (COM ASSESSORIA)