POLÍTICA

min de leitura - #

Assembleia começa por Arapongas suas sessões itinerantes deste ano

Edison Costa

| Edição de 31 de janeiro de 2024 | Atualizado em 31 de janeiro de 2024
Imagem descritiva da notícia Assembleia começa por Arapongas 
suas sessões itinerantes deste ano

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) realizou na noite desta quarta-feira, em Arapongas, a primeira edição de 2024 do projeto Assembleia Itinerante, criado pela Mesa Diretora para ouvir as demandas da sociedade nos principais municípios do Estado. A assembleia foi instalada no Centro de Eventos Expoara, onde está sendo promovida a Movelpar Home Show 2024, uma das principais feiras do Paraná e do País no setor moveleiro.

Em virtude de um outro compromisso no Sudoeste do Estado, o presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSD), não conseguiu chegar a tempo, sendo a sessão presidida pelo primeiro-secretário deputado Alexandre Curi (PSD). Além da presença dos deputados estaduais, também participaram do evento prefeitos, vereadores, lideranças políticas dos municípios da região e de representantes da sociedade civil.

Durante o encontro, os deputados estaduais ouviram as reivindicações da sociedade civil e também prestaram homenagens especiais com a entrega de menção honrosa a cerca de 50 personalidades do município e da região, que se destacam em diferentes áreas. As homenagens foram coordenadas pelos deputados estaduais que representam a região Norte do Paraná, entre eles, Pedro Paulo Bazana (PSD), Arilson Chiorato (PT) e Tiago Amaral (PSD).

Antes da sessão, parlamentares receberam no estande da Assembleia Legislativa representantes do setor moveleiro, de entidades de classe e membros da sociedade civil organizada, que apresentaram propostas de projetos aos parlamentares.

Segundo o deputado Alexandre Curi, o objetivo da sessão itinerante é aproximar a Casa da população. “É permitir que a população, aquele cidadão que muitas vezes não tem condições de ir até Curitiba, na sede do Poder Legislativo, possa conversar com o seu deputado estadual, possa trazer a sua demanda, a sua sugestão”, afirmou o parlamentar.

Para o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSD), este projeto da Assembleia Legislativa possibilita discutir os problemas do município com os parlamentares. “Quando essa grande estrutura vem para o interior, ao encontro da população e das suas reivindicações, sem dúvida isso representa um grande avanço, pois a Assembleia e seus integrantes demonstram que estão ao lado do povo do Paraná, não apenas no discurso, mas na prática, de forma real e concreta, como a população precisa e merece”, comentou o prefeito.

Mesma opinião tem o deputado estadual Pedro Paulo Bazana. Segundo ele, “este programa é importante para auxiliar o Poder Legislativo a estar mais próximo da população, conhecer de perto as demandas da comunidade e, desta forma, melhorar a vida dos paranaenses, em todas as regiões”.

Projeto do Legislativo já recebeu mais de três mil sugestões

A Assembleia Itinerante encerrou o ano de 2023 com mais de 3 mil sugestões e reivindicações recebidas de diversos setores da sociedade. Implantado pela atual gestão do parlamento, a iniciativa já foi realizada nas cidades de Londrina, Maringá, Paranaguá, Castro, Santo Antônio da Platina, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Irati, Dois Vizinhos e agora em Arapongas.

Segundo o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi, todas essas sugestões estão sendo catalogadas, analisadas e respondidas pela Casa de Leis. “Todo cidadão que depositar na urna sua sugestão, sua crítica ou sua opinião terá um a resposta do Poder Legislativo. Muitas delas deverão ser acolhidas pelos deputados e, possivelmente, transformadas em projetos de lei ou requerimentos. A Assembleia Legislativa do Paraná é a casa do povo. Nós não estamos merecendo nenhum aplauso por vir a Arapongas outras cidades. Nós estamos cumprindo com nossa obrigação de levar a sede do Poder Legislativo próximo da população. Eu posso dizer que hoje as pessoas têm muito mais informações sobre a Assembleia Legislativa e que nós deputados estamos mais próximos da população”, conclui.