POLÍTICA

min de leitura - #

Avaliação positiva da Câmara de Apucarana chega a 54,7%

Da Redação

| Edição de 23 de maio de 2025 | Atualizado em 23 de maio de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Otrabalho da Câmara dos Vereadores de Apucarana é bem avaliado por 54,7% da população de Apucarana. É que mostra pesquisa da Visão Intelligence contratada pela Tribuna e para mapear a percepção da população local a respeito do trabalho do legislativo.

Segundo a pesquisa, que ouviu 400 pessoas entre os dias 14 e 15 de maio, com margem de erro de 4,9% para mais ou para menos, 6,2% da população de Apucarana considera o trabalho da Câmara ótimo, para 27,5% a atuação é considerada boa e 21% a consideram regular.

Para 7,5% a atuação é ruim e 1,6% consideram péssima. Não souberam, não opinaram somam 36,3%.

A pesquisa também avaliou a atuação do presidente da Câmara, Danylo Acioli (MDB), que tem gestão bem avaliada por 42,6% dos entrevistados. Para 4,7% a gestão é ótima; para 19,2% é boa e 18,7% consideram regular. Para 5,7% é ruim e para 1% é péssima. Nessa avaliação, o percentual que não soube e não opinou cresceu para 50,8%.

A pesquisa também perguntou aos apucaranenses qual é o melhor vereador e o que mais trabalha pela cidade. Na pergunta aberta, sem apresentar nomes, a soma de 84,7% dos entrevistados não soube responder ou não opinou.

O presidente da Câmara, Danylo Acioli foi o mais citado com 3,1%, soma dos percentuais das respostas que citaram seu nome e sobrenome. O líder do prefeito na casa, Moisés Tavares (PP) aparece com 2,6% e Eliana Rocha é citada por 2,1%. Da atual legislatura também foram citados Gabriel Caldeira (União) e Guilherme Livoti (União), com 1%; Tiago Cordeiro (PDT), com 0,8%; Adan Lenharo (DC) e Wellington Gentil (Agir), com 0,5%.

Os entrevistados também citaram nomes de pessoas que não são vereadores ou não são vereadores nesta legislatura. Caso do deputado Delegado Jacovós (0,3%) e do ex-vereador e vice-prefeito Marcos da Vila Reis (0,5%) e do ex-vereador Lucas Leugi (PSD), com 0,5%.

‘Temos uma Câmara propositiva’, diz presidente da Casa

O presidente da Câmara, Danylo Acioli, avalia que o bom desempenho do Legislativo na pesquisa é reflexo da postura da Casa. “Temos uma Câmara propositiva, que vai até a população. Considero muito satisfatório que a nossa avaliação seja mais favorável que desfavorável - o índice de rejeição é baixíssimo - e isso é algo que não se via anteriormente”, comenta.

Em relação ao fato de ter sido o vereador melhor colocado na pesquisa espontânea, - ele foi citado como Danylo e também como Acioli - acredita que a lembrança também é correspondente ao trabalho realizado. “Fico feliz que o trabalho que a gente tem feito nestes 120 dias apareça para a população. Nesses primeiros meses conquistei R$ 2 milhões para Apucarana, algo inédito, acabo de voltar de Brasília com novos anúncios e temos bastante trabalho pela frente”, comenta, acrescentando que o fato de seu nome também aparecer em pesquisas espontâneas para deputado federal e estadual sinalizam que seu mandato - o primeiro - tem repercutido de forma positiva.

O vereador Moises Tavares credita o índice à forma com que conduziu seu primeiro mandato. “Inclusive, a reeleição foi surpreendente, porque eu fui um vereador de oposição que não fui atendido pela administração passada. Mas eu fui o primeiro vereador na história da cidade que fez ano a ano prestação de contas de todas as ações, então acho que essa transparência foi importante”, comenta. “Tanto é que hoje com essa nova legislatura vários vereadores adotaram essa prática de ter mais presença nas redes sociais, ter mais prestação de contas”, diz.