O assessor especial para assuntos especiais do Planalto, Celso Amorim, afirmou nesta segunda-feira que o governo optou pela cautela antes de se posicionar sobre o resultado das eleições na Venezuela. O anúncio de vitória do atual presidente Nicolás Maduro foi duramente questionado na comunidade internacional. De acordo com o assessor do presidente Lula em política externa, resta aguardar a análise das atas regionais, que ainda não foram publicadas.
As eleições da Venezuela, que aconteceram no último domingo, foram tema de atenção mundial diante do grande número de observadores internacionais e do fortalecimento da oposição. O resultado, anunciado pelo Conselho Nacional Eleitoral faltando ainda 20% de apuração das cédulas, foi de vitória de Maduro com 51,2% dos votos contra 44% de seu opositor Edmundo González.
Apesar do pleito ter sido reconhecido por potências aliadas à Venezuela, como Rússia e China, ele foi questionado por democracias consolidadas governadas por partidos de centro-esquerda. (DAS AGÊNCIAS)