Projeto da Câmara 24 Horas, que garantiu livre acesso dos vereadores nas dependências da Câmara Municipal de Apucarana a qualquer horário do dia e a qualquer dia da semana foi premiado ontem com Troféu Destaque Nacional 2025 da UVB - União dos Vereadores pelo Brasil (UVB). De autoria do presidente da Casa, Danylo Acioli (MDB), o projeto integra uma série de iniciativas adotadas nessa legislatura com intuito de modernizar a atividade parlamentar e aproximar os vereadores da população.
A premiação foi entregue no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, e faz parte da XXIV Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais, aberta na última terça e que encerra hoje. A premiação tem o objetivo de destacar as iniciativas que tenham contribuído pelo fortalecimento do Poder Legislativo Municipal, através de seus vereadores e vereadoras, mesas diretoras e assessorias, estimulando a integração do parlamento com a comunidade.
Segundo Danylo, a Câmara 24 Horas está em funcionando e os vereadores já estão utilizando as dependências, ao menos alguns, em horários alternativos, de acordo com suas necessidades. “A ideia, dentre outras medidas que já tenho tomado, é fazer com que a Câmara se torne um modelo de referência. Com a premiação, as atenções de câmaras do Brasil todo se tornam para a nossa cidade e para modelos que temos adotado. Outra situação que estamos buscando agora é o selo diamante de transparência pública. Simbolicamente e de maneira fática estamos realocando a câmara de Apucarana como relevante no âmbito nacional, não por escândalos, mas pelo trabalho e conquistas”, comentou o presidente da Câmara.
Outras mudanças já adotadas pela Câmara de Apucarana foram a mudança do horário das sessões - que retornaram ao período noturno -, e a transmissão ao vivo também das reuniões das comissões da casa e não apenas das sessões. Na próxima segunda-feira, a Câmara realizada a primeira sessão itinerante do ano, no campus da Unespar. Segundo Danylo, a descentralização das sessões também deve ser adotada como prática, também com intuito de se aproximar mais da comunidade.
DROGADIÇÃO
Também dentro da programação da Marcha, o presidente da Câmara se reuniu ontem com o prefeito de Chapecó (SC), João Rodrigues (PSD). O gestor catarinense é criador do projeto Mão Amiga, que oferta internamento involuntário para dependentes químicos em situação de rua, com apoio profissional e acolhimento. “Uma ação que salva vidas e traz mais segurança para todos”, afirma Danylo, que tem interesse em trazer a iniciativa para Apucarana.
O vereador destaca que apresentou para o prefeito catarinense, projeto de lei de sua autoria que proíbe o uso de drogas em espaços públicos do município. “Como o STF descriminalizou o uso de drogas, hoje temos como realidade espaços como Parque Jaboti, Praça do 28 e Parque da Raposa sendo usados para consumo de drogas na frente de nossas crianças”, comenta Danylo.