POLÍTICA

min de leitura - #

Câmara de Faxinal inaugura sede administrativa

Da Redação

| Edição de 18 de dezembro de 2025 | Atualizado em 18 de dezembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Câmara Municipal de Faxinal inaugurou anteontem sua nova sede administrativa. É a primeira sede própria do Legislativo. O prédio, localizado na Rua São Paulo, foi entregue em solenidade com participação de vereadores, autoridades civis e lideranças.

O prédio vai concentrar toda a parte administrativa da Câmara, como presidência, secretaria, salas de reunião e atendimento ao público. As sessões, entretanto, continuam sendo realizadas no endereço anexo à Prefeitura. “É um passo importante na história do legislativo de Faxinal, após décadas ocupando espaços alugados. É uma estrutura moderna, no centro da cidade”, afirma o presidente do Legislativo, Fernando De Carle (MDB), acrescentando que próxima etapa é a construção do Plenário junto à nova sede. “Queremos fazer essa obra até o final do próximo ano”, comenta.

A construção do prédio foi iniciada na legislatura anterior, sob a presidência de Sueder Martins, que participou da solenidade. A obra foi paralisada após problemas com a empresa licitada e o projeto foi retomado neste ano. “Não desistimos do processo, pegamos uma empresa de Faxinal que assumiu a obra e conseguimos completar o projeto com o mesmo recurso que havia sido destinado”, explica De Carle. Cerca de R$ 200 mil foram investidos na reforma do espaço.

Além da inauguração do novo espaço, a Câmara anunciou que deu início a um processo de digitalização de documentos históricos, alguns datados das décadas de 1950, 1960 e 1970, que passarão a ficar disponíveis no portal da transparência. A medida busca preservar a memória institucional e facilitar o acesso da população aos registros oficiais, sem a necessidade de deslocamento físico até a Câmara.

O prefeito Hermes Santa Rosa (PSD) participou da inauguração e destacou a importância da harmonia entre os poderes.