Em sessão solene, a Câmara Municipal de Apucarana entregou, nesta sexta-feira (1º), o título de Cidadã Honorária à desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR) Joeci Machado Camargo. A magistrada é a idealizadora e também coordenadora do Programa Justiça no Bairro, que já beneficiou milhares de pessoas no Estado ao oferecer serviços como assistência jurídica gratuita e regularizações de documentações.
Ao receber o título, Joeci fez questão de lembrar que a sua carreira jurídica começou em Apucarana e que inclusive a sua filha, Mariana, nasceu na época em que estava no município. “Hoje, eu me sinto homenageada e emocionada com tamanha honraria. Essa receptividade para mim é algo que me leva às lágrimas. E eu só tenho gratidão a esta terra porque aqui eu fui muito feliz como magistrada”, declarou ela.
Para o presidente da Câmara Municipal, Danylo Acioli (MDB), é uma alegria ter a possibilidade de estar presente na entrega. “Eu fico feliz que eu consegui fazer esta entrega à desembargadora Joeci, uma pessoa por quem eu tenho um carinho, uma admiração imensa. Quando eu era estagiário ainda, nos atendeu e nos ensinou e agora eu tenho a honra de entregar este título”, afirmou Danylo.
O projeto de lei foi aprovado no ano de 2015 e é de autoria do então presidente da Casa, José Airton Deco de Araújo (Agir), vereador licenciado e atual presidente da Autarquia Municipal de Serviços Funerários de Apucarana (Aserfa). Presente na sessão, Deco disse que na época todos queriam apresentar este projeto, mas que ele acabou sendo o escolhido para ser o autor. “Graças a Deus, eu tive a honra e hoje Apucarana passa a ser uma cidade melhor, uma cidade que está recebendo como filha uma pessoa do bem, que ajudou tantas pessoas durante a sua carreira”, afirmou ele.
O prefeito Rodolfo Mota (União) também celebrou a importância de Joeci como profissional e ser humano. “Além das questões jurídicas, do seu conhecimento, ela se destaca pelo olhar humano que tem em relação à Justiça, pelo carinho que tem pela nossa cidade e por isso está sendo homenageada. Eu conheço a Dra. Joeci há quase 15 anos, justamente por conta desse olhar carinhoso que ela tem com as pessoas”, disse Rodolfo.
Os juízes da Comarca de Apucarana, Rogério Tragibo, Norton Thomé Zardo, Osvaldo Soares Neto e Laércio Franco Junior acompanharam a entrega. A solenidade também contou com participação de advogados e representantes de entidades, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Defensoria Pública, Sesc, Senac, Sivana, FAP, entre outros. (GABI JACUBOSKI)