POLÍTICA

min de leitura - #

Candidatos rejeitam horário eleitoral gratuito em Sabáudia

Edison Costa

| Edição de 23 de agosto de 2024 | Atualizado em 23 de agosto de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Mesmo tendo uma emissora de rádio na cidade, os três candidatos a prefeito de Sabáudia nas eleições municipais de 6 de outubro deste ano fizeram um acordo para ninguém utilizar durante a campanha o horário eleitoral gratuito disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a partir de 30 de agosto. O acordo foi firmado em reunião realizada nesta quinta-feira entre os candidatos a prefeito e a vereador e representantes das coligações com a juíza da 61ª Zona Eleitoral da Comarca de Arapongas, Leane Cristine do Nascimento Oliveira Donato, e a promotora eleitoral Leda Barbosa Lorejan.

Disputam o comando do município neste ano Aroldo Gonçalves dos Santos (PSOL), da federação PSOL-Rede; o ex-prefeito Edson Hugo Manueira (PSD), da coligação “Sabáudia + Feliz”, composta pelos partidos MDB-PL-PSB-PSD; e o atual prefeito Moisés Soares Ribeiro (PP), da coligação “Sabáudia seguindo em frente”, formada pelos partidos Republicanos-PP-PDT-Podemos-PSD-União Brasil-Avante e federação PSDB-Cidadania.

Os três grupos políticos lançaram 97 candidatos a vereador às nove vagas existentes na Câmara Municipal.

Os candidatos e coligações apresentaram em juízo pelo menos dois motivos para não usarem o horário eleitoral gratuito na Rádio Clube 105,9, única que tem concessão na cidade. Um deles é o alto custo de produção dos materiais publicitários dos três candidatos a prefeito e dos quase 100 postulantes a uma vaga na Câmara de Vereadores.

Outro motivo é que o município é pequeno e os cerca de 6,6 mil eleitores já conhecem bem os três candidatos a prefeito, assim como a maioria dos concorrentes a vereador.

Outros acordos foram firmados na reunião e assinados num documento, entre eles, o de que cada coligação poderá contratar até o limite máximo de 100 cabos eleitorais, ao preço de R$ 50 cada por meio dia trabalhado; os candidatos não poderão fazer carreatas, apenas passeatas, mesmo assim com apenas um carro de som. “Aqui em Sabáudia a campanha eleitoral será no corpo a corpo, no contato direto com os eleitores, na sola do sapato mesmo”, explicou um coordenador de campanha.

ARAPONGAS

Em Arapongas, que é sede da Comarca, as duas coligações que disputam a Prefeitura também tomaram a decisão de não usar o horário eleitoral gratuito no único canal de televisão existente na cidade. Candidatos divulgarão suas campanhas apenas nas emissoras de rádio, que são seis na cidade.

Estão na disputa pela Prefeitura o atual vice-prefeito Jair Milani (PL), da coligação “Experiência e competência comprovadas”, e o ex-procurador-jurídico e ex-secretário municipal de Governo, Rafael Felipe Cita (PSD), da coligação “Pra Frente Arapongas”. O número de candidatos a vereador totaliza 244 para 15 cadeiras no Legislativo Municipal.