O secretário de Estado da Saúde do Paraná e deputado federal licenciado, Beto Preto, foi homenageado ontem com o título de Cidadão Honorário de Cascavel. A honraria foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal e entregue em sessão solene que reuniu autoridades, lideranças locais e representantes da área da saúde.
A proposta foi apresentada pelos vereadores Edson Souza (MDB), com o apoio de outros 11 parlamentares. O reconhecimento é fruto da atuação decisiva de Beto Preto na destinação de recursos e na condução de políticas públicas que transformaram o cenário da saúde em Cascavel e na região Oeste.
Nos últimos cinco anos, o município foi beneficiado com importantes investimentos articulados por Beto Preto, entre eles:
Retomada e conclusão das obras do Pronto-Socorro e da Ala Materno-Infantil do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP); inauguração do Centro de Cirurgias Programadas (CCP), que tem ampliado a capacidade de realização de procedimentos eletivos e reduzido filas de espera; liberação de recursos para a reforma do Hospital de Retaguarda: ampliando a estrutura de apoio hospitalar e desafogando o atendimento de urgência e emergência.
“Esse título não é apenas uma homenagem pessoal, mas um reconhecimento coletivo de que a saúde pública precisa de continuidade, planejamento e compromisso com as pessoas”, afirmou Beto Preto durante a cerimônia. “Cascavel sempre foi prioridade nas nossas ações, e continuará sendo”, diz.
Médico formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Beto Preto tem trajetória consolidada na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), tanto como gestor quanto como parlamentar. No comando da Secretaria de Estado da Saúde desde 2019, ele coordenou ações estratégicas durante a pandemia de Covid-19 e lidera projetos de regionalização e modernização da saúde no Paraná.
O título de Cidadão Honorário consolida a relação de Beto Preto com a população cascavelense e reforça o reconhecimento do seu legado à frente da saúde pública estadual.