A Câmara de Vereadores de Apucarana realizou na noite desta segunda-feira a última sessão noturna do ano. O projeto experimental implantado em agosto pela Mesa Diretora, por iniciativa do presidente vereador Luciano Augusto Molina Ferreira (PL), estabelecia a realização de uma sessão ordinária à noite toda primeira segunda-feira de cada mês visando atrair um público maior para acompanhar os trabalhos dos vereadores.
Foram realizadas sessões noturnas em agosto, setembro, outubro e agora em novembro. Caso houvesse grande presença popular, seria discutida a possibilidade de, a partir do próximo ano, transferir as sessões da tarde para a noite.
Segundo Molina, até agora o público presente não foi o esperado. Desta forma, ele pretende analisar a situação com demais vereadores para tomar uma decisão sobre mudar ou não o horário das sessões. A princípio, conforme avalia, todas as sessões ordinárias deverão seguir o horário regimental das 16 horas.
Nesta segunda-feira, apenas três matérias constaram da ordem do dia para votação.
A Câmara aprovou requerimento do presidente do Legislativo, vereador Luciano Molina, que sugere ao Poder Executivo a realização de um concurso de decoração natalina nas categorias residencial e comercial neste final de ano. O objetivo, segundo ele, é incentivar os empresários e demais cidadãos a fazer belas decorações em suas empresas e residências, fomentando o comércio local e proporcionando muitos benefícios para o município.
Conforme Molina, este tipo de concurso já funciona com sucesso em Maringá e pode ser copiado também em Apucarana. “Quando as residências e os estabelecimentos comerciais estão bonitos com decorações natalinas, isso é uma forma de fomentar o turismo na cidade”, afirma Molina, observando que muita gente sai às ruas à noite para ver os enfeites natalinos. “É um projeto simples que não custa muito”, avalia.
De autoria dos vereadores Mauro Bertoli (União Brasil) e Tiago Cordeiro de Lima (MDB), foi aprovado requerimento que pede explicações ao gerente da Copel em Apucarana, Gilberto Stafani, sobre as constantes quedas de energia que têm ocorrido na zona rural dos distritos de Pirapó e Caixa de São Pedro. Segundo ele, além das quedas de energia, a retomada das ligações é bastante demorada, causando muitos problemas na produção rural.
Outro requerimento aprovado, de responsabilidade do vereador Tiago Cordeiro de Lima (MDB), pede ao Executivo a possibilidade de criação de uma zeladoria para atender às demandas do Parque Santo Expedito que, segundo ele, está precisando de um cuidado mais especial.