POLÍTICA

min de leitura - #

Conferência estadual define propostas das políticas públicas de igualdade racial no Paraná

Da Redação

| Edição de 18 de julho de 2025 | Atualizado em 18 de julho de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Após três dias de discussões em Foz do Iguaçu, o Paraná concluiu a IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial. O evento reuniu cerca de 400 participantes entre representantes do poder público, lideranças comunitárias, movimentos sociais, especialistas e integrantes de comunidades negras, quilombolas, indígenas, ciganas e demais povos tradicionais para debater e consolidar propostas e estratégias que vão nortear as políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial nos próximos anos.

Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), com apoio do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Consepir), a conferência teve como foco a construção do Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial e a eleição dos delegados que vão representar o Paraná na etapa nacional, programada para agosto.

Entre os temas priorizados para fortalecer a igualdade racial estão o combate à injúria racial, a garantia da liberdade religiosa, a reparação histórica, a inclusão educacional e o reconhecimento dos territórios tradicionais. Essas propostas foram debatidas e sistematizadas a partir de mais de 500 contribuições recebidas durante as conferências municipais, realizadas previamente em todas as regiões do Paraná.

Foram eleitas 41 lideranças que vão representar o Estado na Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, marcada para os dias 5 e 6 de agosto, em Foz do Iguaçu.

Após a Conferência Estadual, o Governo do Paraná inicia a fase de elaboração do Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial. O documento será estruturado com base nas propostas aprovadas durante a conferência e contará com a participação de representantes do poder público e da sociedade civil.

A diretora de Igualdade Racial, Povos e Comunidades Tradicionais da Semipi, Ivânia Ramos dos Santos, destacou o alcance da conferência. “Reunimos um número muito expressivo de pessoas, o que representa o esforço coletivo na construção de políticas públicas inclusivas. O Governo do Estado e a Semipi têm garantido respaldo institucional a essas pautas fundamentais”, afirmou.